30 de junho de 2010
Casamento...
Já tive medo dele, já esperei muito por ele, houve momentos em desisti dele, mas sempre, sempre acreditei que ele faria parte da minha vida.
Apesar de me considerar uma mulher mais pra moderna do que pra conservadora, eu sempre gostei de determinadas tradições e, como boa canceriana que sou, nunca negligenciei meu lado romântico. Quando criança, fantasiava muito sobre casamento, sobre filhos, sobre a vida adulta. Ficava ansiosa pra crescer e ter uma casa, um emprego, uma vida a dois. Eu e minhas primas nos casávamos com os atores das novelas e nossos filhos tinham os nomes das personagens da Malhação. Adorávamos brincar de casinha e discutir quantos andares nossas casas teriam, quantos empregados nos serviriam e que raças de cachorro seriam os nossos. Delírios de criança à parte, nos tornamos adultas mas a fantasia não nos abandonou. Ela apenas tomou outras formas, adquiriu diferentes nuances, foi pintada de outro jeito. O fato é que nós mulheres, independente do estilo de vida, da criação, dos objetivos profissionais e das inúmeras características que torna cada uma de nós única e fantástica, sonhamos com a mesma coisa: um casamento inesquecível. Algumas querem igreja, outras esperam um dia bonito para um casamento na praia. Umas querem rosas vermelhas e outras apenas mosquitinhos. Festão ou apenas bolinho com champagne. Cerimônia de dia, cerimônia à noite. Há quem ache que casar está fora de moda, mas não há nada mais eterno do que as lembranças do dia do casamento. Casar é a mais bonita das tradições. É a celebração de uma escolha, de um começo, do amor. É o que inicia a vida de duas pessoas juntas, é a formação de uma família. É dividir com a sua família, com seus amigos, com os mais importantes da sua vida que você é feliz, que você encontrou algo mágico, que você está apaixonado! Chamemos o casamento de ‘um clássico’: ele nunca deixará de estar em voga.
Quando meu então namorado começou a me sondar sobre casamento, eu fiquei com medo de que minha sinceridade o assustasse – toda mulher tem medo que o gato fuja quando ela demonstra o menor sinal de carinho à instituição do casamento, mas, apreensão à parte, não consegui não falar a verdade. Meu maior sonho sempre foi casar, entrar na igreja de véu e grinalda e comemorar com uma grande festa. Confessei também não ser adepta do test drive. Não condeno, não acho errado, penso que é uma questão de escolha, de momento de vida. Na minha visão romântica e um tanto Poliana do amor, eu sempre quis que o casamento fosse a passagem para mais uma etapa da vida, e essa etapa deveria ser marcada exatamente como manda o figurino. Queria sair da casa do meu pai para a minha casa apenas depois de casada. Não digo que se as circunstancias fossem outras eu não faria diferente, mas acho que a minha vontade e minha fé nisso tudo foi tão grande que o homem da minha vida cedeu às minhas vontades e está me dando tudo que eu quero: um amor, uma família e uma celebração à altura da felicidade que estamos sentindo!
Em meio à correria que é organizar um casamento, escrever este diário será uma das tarefas mais deliciosas que terei. Quero mostrar aqui todo o carinho e o compromisso que tenho com o meu casamento, compartilhar minhas emoções, mostrar minhas dúvidas e as soluções que encontrar, minhas idéias, meus ‘achados’ e meus garimpos. Vou mostrar meu dia- a- dia como noiva e cada passo pra fazer um casamento lindo, emocionante e inesquecível.
Vocês vão encontrar aqui uma mulher apaixonada – que vai te falar sobre romance, sobre a tradição do casamento e sobre a sua e muitas outras historias de amor; uma organizadora de eventos – que vai te dar dicas poderosas sobre negociação, sobre fornecedores, sobre como se planejar; uma noiva em apuros – que vai te passar cada detalhe da correria e procurar meios eficazes de acabar com a tensão e com a ansiedade e vai encontrar simplesmente a Fernanda, uma pessoa que adora escrever, viciada em internet, devoradora de livros, engraçada, apaixonada, cheia de defeitos – que costumo dizer que são o meu charme –, filha, irmã, amiga, mulher, que adora um papo de menina e que está encantada com esse mundo maravilhoso do casamento e de tudo mais que está por vir!
22 de junho de 2010
Checklist Inteligente
Esse post interessa não só às noivas, mas aos noivos, pais, madrinhas e todos aqueles que terão participação no grande dia. Quando falo em participar da preparação do casório não falo apenas em termos financeiros, casar envolve idéias, vontades e sonhos. Envolve procurar fornecedores, analisar o serviço de cada um, avaliar preço, qualidade, prestação de serviço. Nessa brincadeira, muitas coisas devem ser planejadas definidas, primeiro porque elas envolvem dinheiro, e em seguida pois fazer as coisas com tempo te dá poder de escolha, de negociação e te permite conhecer melhor cada coisinha.
Quando começamos a desenhar a nossa festa, listamos tudo que seria necessário. A partir dessa lista, partiríamos para a pesquisa de fornecedores, para a montagem do nosso orçamento e, principalmente, definiríamos o tipo de festa que faríamos.
Esta relação evolui para algumas planilhas, que comento e publico em outros posts, que nos permitiram escolher o local que traria a melhor relação custo x benefício, organizar um cronograma e montar um fluxo de caixa para realização das nossas despesas. Eu dividi nossa lista em algumas categorias: espaço - tudo o que se refere ao local onde a festa vai acontecer, A&B - alimentos e bebidas, serviços - todas aquelas pessoas que irão trabalhar na festa, e outros.
ESPAÇO
- Aluguel do Salão
- Cadeiras
- Guardanapos
- Mesas
- Tampos de mesa
- Toalhas
A&B
- Entradas
- Buffet
- Bolo
- Biscuit
- Bem casados
- Docinhos
- Mesa de Café
- Open Bar
- Espumante
- Whisky
SERVIÇOS
- Cerimonial
- Decoração
- Dj e iluminação
- Filmagem
- Fotografia
- Garçons
- Maitre
- Manutenção WC
OUTROS
- Havaianas
- Convites
- Menus
- Pista de Dança
- Taxa de serviços
Nos próximos posts falarei de como avaliar cada item desta lista e como escolher cada fornecedor: o que cada um deve oferecer, o quanto se cobra no mercado, o que deve ser observado e coisinhas que você sempre deve questionar a cada pessoa que vai trabalhar na sua festa. Dicas valiosas pra não perder tempo, ir direto ao ponto e escolher o serviço que mais se adequa a você e ao seu orçamento.
Acha que faltou algo? Tem alguma sugestão? Já casou e fez diferente?
Escreve aqui pra gente saber!
Flores para você!
Estou numa fase completamente apaixonada por flores. Já tenho mais ou menos na minha cabeça o que quero de decoração, mas a pesquisa por arranjos, flores e buquês diferentes continua a mil. Dentro do que planejo aqui para o blog, uma pesquisa sobre as flores para cada estação e também uma matéria muito legal sobre buquê: o que há de novo no mercado, o que combina mais com cada estilo, estação, modelo de vestido e tipo físico. Enquanto isso, babo por este buquê maravilhoso, que está entre os finalistas para o grande dia.
Achei o buquê clássico, discreto e romântico, bem no estilo que eu procuro. Adoro rosas brancas e penso que a composição em formato redondo ficou linda. Casa com qualquer modelo de vestido, mas dá um toque todo especial àqueles mais clean. Lindo, lindo, lindo!
21 de junho de 2010
Bolos dos sonhos!
Aqui no blog você vai encontrar também uma série de fotos lindas para inspirar a escolha do bolo da sua festa. É cada coisa tão fofa que dá vontade de fazer aniversário todo dia! Sem contar que aqui publicarei toda a minha saga atrás do bolo perfeito para o meu casamento. Vou visitar fornecedores, procurar desenhos e fazer degustações - ai, que triste - e escrever tudinho aqui no blog!
Para iniciar a sessão de bolos dos sonhos, deixo vocês com essa gracinha da Martha Stewart. Acabei de comprar o livro dela (Wedding Cakes) e vou colocando o que houver de mais bonito e interessante aqui. Enquanto isso, uma fotinho linda de um dos bolos desta moça pra lá de prendada.
Clássico, romântico e discretinho. Adorei essa aplicação que parece uma renda. O topo do bolo, sofisticação pura!
Festa de Noivado
Nosso noivado teve duas etapas. Na primeira, meu então namorado me leva para jantar e me pede em casamento à moda antiga, colocando na minha mão direita um anel de noivado lindo, que hoje uso como aparador da nossa aliança. Minhas amigas dizem que o Diogo vai ter que abrir um workshop para os namorados e futuros noivos delas, para que eles aprendam direitinho como o negócio deve ser feito! Uma semana depois, decidimos fazer uma reunião pequena, apenas para os mais íntimos. Nesses mais íntimos incluímos nossos pais e nossos irmãos – com seus cônjuges e filhos. E só. Queríamos estar junto ao nosso núcleo, à nossa essência. Fizemos um jantarzinho charmoso na minha casa e para brindar, comemos um bolinho com champagne. Simples e inesquecível.
Faz parte do projeto do blog falar sobre dicas de etiqueta e comportamento para o casamento. O que usar, o que servir, como fazer, dentro do que manda o figurino, mas sem deixar de lado o conceito e o estilo de casa festa, sempre deixando valer a regra do bom senso. Uma grande dúvida minha era sobre a festa de noivado. Não sabia se as pessoas faziam e se faziam, como as coisas deveriam ser, então saí perguntando pra quem já tinha feito, somei algumas dicas do que manda a etiqueta, somei àquilo que nós dois gostávamos e voilá, dicas para fazer um noivado simples, charmoso e que tenha a cara de vocês:
Não há regras para festa de noivado e você nem precisa fazer uma se não quiser. Tem gente que comemora com uma grande festa, tem gente que reúne a família em casa ou num restaurante e tem gente que celebra entre si e apenas anuncia a data aos amigos e familiares. Tudo depende do estilo, da vontade e do orçamento, mas independente do que seja feito, o que vale é o sentimento e a união do casal.
Como convidar?
Para reuniões com até 30 pessoas não é preciso enviar convites impressos. Vale o bom e velho telefonema e em tempos de praticidade, enviar um email bonitinho. Se a festa tiver um tamanho maior, vale investir nos convites impressos, que devem ser menores do que os convites do casamento.
Quem convidar?
Normalmente, apenas família e amigos muito próximos devem ser convidados. O ideal é que seja íntimo e agradável, mas tudo depende da vontade do casal. A coisa mais importante a se observar é que, todos aqueles que forem convidados para o noivado deverão, sem exceção, ser convidados para o casamento.
Se algumas pessoas ficarem chateadas por você não te-las convidado, deixe que elas absorvam este sentimento. Noivado é algo familiar e extremamente íntimo, e falta com a educação aquele que se convida.
Onde fazer?
Em geral, o noivado é oferecido na casa da noiva, simplesmente por tradição, mas não há regras quanto a quem arca com a despesa: conversar e planejar o que será feito e como isso será pago, antes de convidar qualquer um, é primordial. Pode ser feito na casa de um dos noivos, desde que comporte bem o número de convidados, no salão de festas ou no restaurante que vocês gostam de ir.
Quando anunciar o noivado?
Existem dois modelos de festa. Na primeira, mais descontraída, os noivos já estão com as alianças nos dedos e no momento escolhido brindam com champagne para comemorar a união. No segundo, mais tradicional, os noivos pedem atenção um momento e anunciam o noivado, seguido da troca de alianças. Vale respeitar a vontade – e a timidez do casal – mas não esqueça do champagne pra celebrar.
O que usar?
Penso que todos devem se vestir de acordo com o convite. O traje vai depender se for mais informal, do horário, da estação... acho que aqui vale a regra do bom senso, que nunca sai de moda.
É preciso dar presente?
Não, não é preciso que os convidados dêem presente de noivado. Como poucas pessoas são convidadas e o objetivo não é montar o enxoval, tudo o que as pessoas precisam levar são boas energias para este momento.
Dicas
- Planeje tudo com antecedência. Decida o que vão servir, o que as pessoas vão beber e defina quem vai pagar o quê.
- Avise seus convidados com pelo menos uma semana de antecedência. Se convidar apenas os mais íntimos, não há necessidade de pedir confirmação. Se a festa for maior, avise ainda mais cedo e pela que as pessoas confirmem a presença.
- Verifique se você tem tudo em casa: copos, taças, pratos, guardanapos, talheres. Como eu não tinha utensílios suficientes e queria que tudo combinasse, aluguei essas peças. Sai barato e fica tudo mais bonito e organizado. Alugue sempre itens a mais.
- Compre guardanapos decorados, ficam lindos e dão um charme a qualquer ocasião. Vale também alugar guardanapos de tecido, se todas as pessoas tiverem lugar à mesa.
- Decore o ambiente com algumas flores e, se já estiver mais frio, invista em algumas velas bem bonitas. Coloque-as em lugares estratégicos e crie um clima especial para a sua festinha.
- Sirva algumas entradinhas: vale salgadinhos, barquetes, bruschettas, uma degustação de frios e até torradinhas, pães e pastinhas. Veja o que vai servir de jantar, do que as pessoas gostam e coisas que combinam com a estação.
- Para o prato principal, você tem a opção de encomendar, de preparar tudo ou de pedir que alguém prepare. Sou fã da primeira opção: você fica cheirosa o tempo todo, não se cansa e não coloca a responsabilidade para os outros.
- Para sobremesa, sugiro um bolo decorado. Encomendei o meu na Doceria da Patrícia Goedert, que sempre faz muito sucesso nas comemorações aqui de casa.
- Aposte no champagne!
E o seu noivado, como foi?
Royal Wedding
Casamento da Princesa Victoria da Suécia com Daniel Westling, que aconteceu neste sábado 19, na Catedral de St. Nicholas, em Estocolmo. Este casamento dos sonhos serve para mostrar outro projetinho do blog: quem está casando, onde, como, o que vestiu, o que fez diferente. A proposta é alimentar a pastinha 'inspirações' e te deixar ainda com mais vontade de que chegue o grande dia.
Acompanhe aqui o vídeo da cerimônia real - destaque para o lindo vestido de cetim de seda pura, para o buquê em cascata e para os lindos arranjos de flores! Um casamento digno de princesa!
E que eles sejam felizes para sempre!
20 de junho de 2010
Achei chique!
A proposta aqui é trazer modelos lindos para mães, madrinhas, formandas e convidadas. O que há de mais bonito e novo na haute couture, o que é destaque nas maiores festas e o que vai virar tendência. Acho que este é o momento em que meu lado estudante de moda vai falar mais alto!
Pra começar, publico aqui o vestido usado pela ex-nadadora Charlene Wittstock, namorada do príncipe Albert, de Mônaco, no casamento da Princesa Victoria da Suécia e Daniel Westling. Achei chique!
Show me your hands
Para compor o visual da noiva, hoje vamos falar de esmaltes. Nada mais feminino e elegante do que unhas bem feitas, e elas ganham destaque especial no grande. Assim, fui à caça de esmaltes que combinam com a produção bride. Aos poucos vou experimentar as cores que mais me agradam e vou postando aqui - sou fã dos branquinhos bem fechados e acho unhas à francesinha um charme!
As noivas podem abusar da variedade lançada pelas empresas de cosméticos. Há os branquinhos, para as noivas clássicas, em diversos tons. Para as mais românticas, tons de rosa e bege. Para as mais modernas, unhas desenhadas e até mesmo inovar com um esmalte colorido - eu, que sou louca por esmaltes vermelhos, tenho pensado muito em dar uma 'corzinha' ao meu momento todo branco.
A Essie Cosmetics, empresa americana que é autoridade em produtos para unhas, lançou uma linha super charmosa de esmaltes para noivas. A marca ainda não é muito conhecida em solo brasileiro, mas é a queridinha de celebridades como Gisele Bundchen, Jennifer Aniston e Brooke Shields. Destaque para os nomes dados às cores: cloud nine, expressão que traduz um estado de relaxamento; tie the knot, outra expressão que significa casar-se; happily ever after - felizes para sempre; blushing bride - noiva 'coradinha'; true love - amor verdadeiro e no pre-nup, que se traduz como 'sem pacto pré-nupcial'.
A marca de esmaltes Ana Hickmann lançou uma coleção pra lá de graciosa com o tema 'Noivinhas'.
A linha Color Trend, da Avon, traz duas cores que caem perfeitamente com o modelito do grande dia: Rosa Bebê é um rosinha mais fechado, cremoso, e Neve é um branco bem branco, do jeitinho que eu gosto - este já usei e recomendo.
Já a linha Rendas do Brasil, da Risque, é um banquete às noivas apaixonadas pelos tons de branquinho. Os esmaltes mais famosos dos salões brasileiros receberam nova roupagem e ficaram um charme!
Para as casadas e noivinhas já decididas, o que vocês usaram? Registrou com foto? Manda pro blog!
Beijocas!
19 de junho de 2010
O Casamento de Galisteu
Adriane Galisteu é muito moderna para o meu gosto, diz que vai morar em casas separadas mesmo após o casamento e o nascimento do seu filho. Mas, independente da modernice da moça, ela casou no civil este sábado com Alexandre Iódice, em uma cerimônia pequena e discreta no apartamento dos sogros da apresentadora. Após a assinatura dos documentos, os noivos ofereceram um almoço aos convidados. Abaixo uma foto bolo, assinado por Isabela Suplicy.
Este post fala sobre:
Casamento Civil.,
Wedding Cakes
Hilda gets married!
Eu sou fã da dobradinha televisão + sofá e adoro assistir a seriados americanos. Hoje, sábado, cheguei em casa por volta das 11h e liguei a tv. Estava passando Ugly Betty e no episódio desta semana a irmã dela, Hilda, casou-se com Bobby. A entrada dela foi linda, e fiquei pensando muito como seria este meu momento. Não que tenhamos histórias parecidas, mas Hilda tem uma irmã que é seu porto seguro, sua mãe já faleceu e seu pai é o homem com o maior coração do mundo, foi impossível não me emocionar, já que nesses três aspectos somos iguaizinhas. Vale a pena assistir a este trechinho não só pela emoção em si, mas para ver a decoração clássica, os vestidos das meninas - dica para as madrinhas - e a música com que ela entra no salão. Quando comecei a escutar, abri logo o Google pra descobrir que música maravilhosa era aquela: Hilda entrou ao som de Be My Only, Schuyler Fisk and Tim Myers. Fica a dica para tocá-la na entrada da noiva, do noivo, troca de alianças... a música é a trilha sonora perfeita para um momento como este. Para completar, prestem atenção no vestido que ela usa. Discreto, elegante e muito lindo!
E então, gostou?
18 de junho de 2010
Guarde esta frase!
Desde que me tornei noiva muitas coisas já mudaram na minha vida. Essa mudança não tem nada a ver com o endereço, o estado civil ou com a rotina. É uma mudança no meu interior, que tem me enchido de energia e de pensamentos positivos e que me faz muito bem. Aquela sensação de procurar um sentido na vida está cada vez mais completa, não só por ter o Diogo na minha vida, mas por ele me dar motivação e gás para fazer aquilo que eu quero. Como é importante ter alguém que te inspire, te ajude e te leve pra frente... que deseje a tua felicidade e a realização dos teus sonhos. Como namorada, noiva e futura esposa do Diogo eu me sinto confiante e impulsionada pra colocar certos planos e alguns projetos em prática. Este blog é fruto deste momento. Momento de coragem, de renovação, de mão na massa e ainda, por que não, de busca. Fica aqui uma frase que achei esses dias e que tem sido meu mantra diário, que tem me ajudado a ter a disciplina e a determinação que preciso pra conseguir tudo a que eu almejo!
Inspiração: Jana Magalhães
Há algum tempo descobri na internet as pinturas da Jana Magalhães e me apaixonei pelo trabalho dela. Jana é formada em publicidade, mas deu asas à sua paixão desde criança e tornou-se ilustradora, conquistando espaço no mundo da moda, das celebridades e também, no mundo das pessoas in love com desenhos fofos, bonitinhos e cheios de charme. Ela gosta mesmo é de desenhar pessoas e faz isso com talento e sensibilidade de sobra. A série 'Namoro, Casamentos e Famílias' é a coisa mais lindinha e serve de inspiração para as noivas mais românticas. Eu quero Jana Magalhães no meu casamento!!!
ps: para quem nos conhece, vai dizer que o casal da primeira foto não é igualzinho ao casal Fernanda e Diogo?
Beijos!!!
Assinar:
Postagens (Atom)