21 de junho de 2010

Festa de Noivado



Nosso noivado teve duas etapas. Na primeira, meu então namorado me leva para jantar e me pede em casamento à moda antiga, colocando na minha mão direita um anel de noivado lindo, que hoje uso como aparador da nossa aliança. Minhas amigas dizem que o Diogo vai ter que abrir um workshop para os namorados e futuros noivos delas, para que eles aprendam direitinho como o negócio deve ser feito! Uma semana depois, decidimos fazer uma reunião pequena, apenas para os mais íntimos. Nesses mais íntimos incluímos nossos pais e nossos irmãos – com seus cônjuges e filhos. E só. Queríamos estar junto ao nosso núcleo, à nossa essência. Fizemos um jantarzinho charmoso na minha casa e para brindar, comemos um bolinho com champagne. Simples e inesquecível.

Faz parte do projeto do blog falar sobre dicas de etiqueta e comportamento para o casamento. O que usar, o que servir, como fazer, dentro do que manda o figurino, mas sem deixar de lado o conceito e o estilo de casa festa, sempre deixando valer a regra do bom senso. Uma grande dúvida minha era sobre a festa de noivado. Não sabia se as pessoas faziam e se faziam, como as coisas deveriam ser, então saí perguntando pra quem já tinha feito, somei algumas dicas do que manda a etiqueta, somei àquilo que nós dois gostávamos e voilá, dicas para fazer um noivado simples, charmoso e que tenha a cara de vocês:

Não há regras para festa de noivado e você nem precisa fazer uma se não quiser. Tem gente que comemora com uma grande festa, tem gente que reúne a família em casa ou num restaurante e tem gente que celebra entre si e apenas anuncia a data aos amigos e familiares. Tudo depende do estilo, da vontade e do orçamento, mas independente do que seja feito, o que vale é o sentimento e a união do casal.

Como convidar?
Para reuniões com até 30 pessoas não é preciso enviar convites impressos. Vale o bom e velho telefonema e em tempos de praticidade, enviar um email bonitinho. Se a festa tiver um tamanho maior, vale investir nos convites impressos, que devem ser menores do que os convites do casamento.

Quem convidar?
Normalmente, apenas família e amigos muito próximos devem ser convidados. O ideal é que seja íntimo e agradável, mas tudo depende da vontade do casal. A coisa mais importante a se observar é que, todos aqueles que forem convidados para o noivado deverão, sem exceção, ser convidados para o casamento.
Se algumas pessoas ficarem chateadas por você não te-las convidado, deixe que elas absorvam este sentimento. Noivado é algo familiar e extremamente íntimo, e falta com a educação aquele que se convida.

Onde fazer?
Em geral, o noivado é oferecido na casa da noiva, simplesmente por tradição, mas não há regras quanto a quem arca com a despesa: conversar e planejar o que será feito e como isso será pago, antes de convidar qualquer um, é primordial. Pode ser feito na casa de um dos noivos, desde que comporte bem o número de convidados, no salão de festas ou no restaurante que vocês gostam de ir.

Quando anunciar o noivado?
Existem dois modelos de festa. Na primeira, mais descontraída, os noivos já estão com as alianças nos dedos e no momento escolhido brindam com champagne para comemorar a união. No segundo, mais tradicional, os noivos pedem atenção um momento e anunciam o noivado, seguido da troca de alianças. Vale respeitar a vontade – e a timidez do casal – mas não esqueça do champagne pra celebrar.

O que usar?
Penso que todos devem se vestir de acordo com o convite. O traje vai depender se for mais informal, do horário, da estação... acho que aqui vale a regra do bom senso, que nunca sai de moda.

É preciso dar presente?
Não, não é preciso que os convidados dêem presente de noivado. Como poucas pessoas são convidadas e o objetivo não é montar o enxoval, tudo o que as pessoas precisam levar são boas energias para este momento.

Dicas
- Planeje tudo com antecedência. Decida o que vão servir, o que as pessoas vão beber e defina quem vai pagar o quê.
- Avise seus convidados com pelo menos uma semana de antecedência. Se convidar apenas os mais íntimos, não há necessidade de pedir confirmação. Se a festa for maior, avise ainda mais cedo e pela que as pessoas confirmem a presença.
- Verifique se você tem tudo em casa: copos, taças, pratos, guardanapos, talheres. Como eu não tinha utensílios suficientes e queria que tudo combinasse, aluguei essas peças. Sai barato e fica tudo mais bonito e organizado. Alugue sempre itens a mais.
- Compre guardanapos decorados, ficam lindos e dão um charme a qualquer ocasião. Vale também alugar guardanapos de tecido, se todas as pessoas tiverem lugar à mesa.
- Decore o ambiente com algumas flores e, se já estiver mais frio, invista em algumas velas bem bonitas. Coloque-as em lugares estratégicos e crie um clima especial para a sua festinha.
- Sirva algumas entradinhas: vale salgadinhos, barquetes, bruschettas, uma degustação de frios e até torradinhas, pães e pastinhas. Veja o que vai servir de jantar, do que as pessoas gostam e coisas que combinam com a estação.
- Para o prato principal, você tem a opção de encomendar, de preparar tudo ou de pedir que alguém prepare. Sou fã da primeira opção: você fica cheirosa o tempo todo, não se cansa e não coloca a responsabilidade para os outros.
- Para sobremesa, sugiro um bolo decorado. Encomendei o meu na Doceria da Patrícia Goedert, que sempre faz muito sucesso nas comemorações aqui de casa.
- Aposte no champagne!



E o seu noivado, como foi?

Nenhum comentário: