Casamento Religioso


Escolha a data | Marcar a igreja é prioridade. Algumas igrejas são as queridinhas das noivas e também existem aqueles meses em que todo mundo casa. Maio é tradicional por ser o mês das noivas, mas setembro e outubro têm sido disputados por oferecerem uma temperatura mais amena.

O tamanho da Igreja | Verifique se o espaço comporta todos os seus convidados sentados. Se você tem muitos convidados, descarte igrejas muito pequenas, nada pior do que um bando de gente em pé, desconfortável e rezando para que a celebração acabe e possa se jogar para a festa. O mesmo vale se você tem poucos convidados: uma igreja muito grande vai dar a sensação de espaço vazio, quando uma menorzinha vai trazer um clima mais aconchegante e intimista para a cerimônia. 

Dois casamentos | Algumas igrejas realizam mais de um casamento por sábado, o dia mais procurado. Quanto ao horário da manhã é tranqüilo, mas à noite a sua igreja pode disponibilizar o horário das 18h e das 20h. Nesse caso você tem que conversar com a noiva do outro horário, acertar detalhes de decoração, logística e colocar os cerimoniais a par de tudo.

Missa | Muitas igrejas realizam missas aos sábados, o que não interfere apenas no horário do seu casamento, mas promove alguns ajustes na logística do negócio. É preciso analisar a questão do esvaziamento do espaço, do estacionamento, checar se o local continua limpinho e arrumadinho e se a decoração continua 100%. Hora de colocar a cerimonial, a mãe, a tia ou as madrinhas para te ajudarem.

Contrato | As igrejas cobram o aluguel do dia para o casamento e geralmente pedem que uma parcela deste seja paga na assinatura do contrato. Cheque o dia, o horário, a confirmação da presença do celebrante e tenha este contrato como sua prioridade.

Igreja em reforma | Comento isso pois acompanhei o stress de uma prima minha que marcou seu casamento com um ano de antecedência e o local entrou em reforma. Com os convites todos entregues, ela recebeu a notícia de que a igreja não estaria pronta no dia e teve que ir atrás de um plano B e avisar todo mundo. Pergunte, faça lista de dúvidas, ligue pra paróquia: seguro morreu de velho.

Itens inclusos | Na maioria dos casos, as paróquias oferecem apenas o aluguel do espaço. Músicos e decoração são sempre por conta dos noivos e em determinadas igrejas, cabe ao casal encontrar o padre que vai celebrar a união. Essa é uma pergunta que não pode deixar de ser feita, pois encontrar um padre com data disponível pode ser uma tarefa bem difícil. Os padres não cobram por celebração, mas nos casos em que vêm de outra paróquia, costuma-se pagar o deslocamento dele de sua residência até a igreja e a volta também. Ah! Eles não celebram casamentos fora da igreja! Se sua cerimônia religiosa será no mesmo espaço da recepção, considere contratar um celebrante.

Batismo | O batismo é requisito para que a pessoa se case na religião católica. Se você não foi batizado, você pode receber o sacramento no seu curso de noivos, ou em alguma outra opção dada pela sua paróquia.

Crisma | Não há exigência de crisma para casamento na igreja católica.

Curso de Noivos | O curso de noivos é condição obrigatória para casamento religioso e pode ser feito em qualquer paróquia da sua cidade, não necessariamente naquela igreja onde você vai casar ou naquela em que você vai entrar com a papelada. As igrejas mantêm cronogramas diferentes no que se refere ao curso de noivos, mas o mais comum é que seja realizado um curso por semestre, por isso vale se informar com antecedência.

Documentação
- Cópia da identidade dos noivos e padrinhos
- Certidão de batismo do noivos
- Certidão de óbito, caso um dos noivos seja viúvo(a)
- Protocolo do processo civil
- Pagamento da taxa na igreja

A entrada dos papéis não é feita necessariamente na igreja em que a cerimônia será realizada. Ela deve ser feita na paróquia do bairro onde reside um dos noivos. Lembre-se de que os prazos e documentos solicitados podem mudar de igreja para igreja.

O blog adora ver casamentos em diversas religiões e não possui nenhum precoceito em relação a crença. Esta aba existe apenas a título de informação para quem vai casar na igreja católica. Se você faz parte de outra religião e quer tirar alguma dúvida, basta entrar em contato comigo que ficarei feliz em te ajudar!