17 de agosto de 2010

Como anda o seu cronograma?

A primeira coisa que defini para o casamento e que seria também a primeira a ser publicada no site, era o cronograma de casamento. A seção Passo a Passo tem ajudado muita gente, e eu, como noiva, vejo que realmente é bom ter um guia a seguir. A vantagem é que você não fica no desespero de fazer tudo ao mesmo tempo, o que acaba por vezes atropelando as coisas. É possível visualizar o decorrer do planejamento e saber que há tempo para fazer tudo. Eu adoro método, coisas organizadas, saber o que estou fazendo, mas é claro que este cronograma é totalmente flexível. Nada é obrigatório, até porque o tempo que muitas noivas têm para organizar o grande dia é diferente e além disso, pessoas podem fazer de forma diferente e ter o mesmo resultado. O que busco mostrar aqui é apenas meu ponto de vista - mas posso dizer que ele tem funcionado :)

Bom, hoje é dia de avaliar o meu cronograma. Estamos há pouco mais de dez meses do casamento e os preparativos andam a mil. Alguns contratempos, pequenas mudanças no orçamento (ai, o orçamento!!!) e muita dedicação têm marcado esse período pra gente.

Escolher a data: está escolhida desde o nosso noivado.

Definam o orçamento: essa parte é crítica, mas fundamental. A forma que usamos para definir o orçamento foi listar todos os fornecedores (que você encontra no Checklist Inteligente) e procurar preços. A tarefa não é fácil, mas fomos selecionando os que apresentavam o melhor custo x benefício. A partir daí tínhamos um valor estipulado.

See the big picture: definir o estilo de festa é essencial para começar a discutir valores. Nós optamos por uma festa bem tradicional, à noite, com igreja e recepção.

Inicie a lista de convidados: essa parte é complicada, falarei dela em outro post pois ela pede um espaço todo para ela. É uma fase complicada, que envolve muitas pessoas, um pouco de etiqueta e muito jogo de cintura. Mas, em termos de cronograma, nossa lista está iniciada sim, até porque é com o número de convidados que você procura a igreja, o salão, negocia o valor do buffet...

Defina o local da festa: essa parte é uma delícia. É a partir desse momento que a festa começa a se concretizar na nossa cabeça. Você visita os lugares e começa a imaginar a disposição de cada coisa, imagina a entrada, a pista de dança, é muito legal. O Diogo foi parceiríssimo neste momento, até pelo peso que essa decisão tinha no nosso orçamento, e foi com toda a paciência visitar vários salões comigo. O bom é que nos divertimos horrores, principalmente com aqueles que detestamos! Já escrevi um post sobre como avaliar o local da festa e definir a melhor opção, se você não viu ainda, clique aqui para acessá-lo.

Considere contratar ajuda profissional: apesar de ter sido um assunto polêmico - o noivo não queria - quem ganhou esta fui eu (eeeeeeeeeee!) e nós contratamos a Bárbara Erig, que já vem nos ajudando muito. Ela analisa cada contrato, me ajuda a não surtar, tem tudo esquematizado, me manda várias idéias pro casamento e agora para o site e o principal: tem experiência e competência para coordenar uma festa do jeito que nós queremos. O site também já deu dicas para as noivinhas sobre a contratação deste profissional, clique aqui para ver esse post!

Liste suas prioridades: o cronograma mandou e eu o obedeci. Minhas prioridades foram igreja, salão para a festa, cerimonial, buffet, foto e filmagem. Tudo contratado! Vamos estourar um espumante e comemorar? Eu coloquei estes profissionais como prioridade pois eles só podem trabalhar com um evento por noite, e eu gostaria de poder escolhê-los, já que eles são fundamentais para o acontecimento da festa. Não queria pegar qualquer fotógrafo ou qualquer buffet simplesmente porque não tinha outro disponível. Ter poder de escolha é ótimo: você pode negociar, chorar um descontinho, ganhar alguma coisa a mais no pacote e também tem tempo para conversar sobre a forma de pagamento. Com tempo, muitos profissionais oferecem a opção de parcelamento, o que é uma excelente saída, já que esses valores são os mais altos do evento.

De acordo com o cronograma que eu mesma sugiro, ainda falta encontrar DJ ou banda e os músicos da igreja. Meu objetivo essa semana é esgotar minhas possibilidades e receber orçamento de todos esses profissionais, para ver quais deles oferecem o que queremos e se encaixam no nosso orçamento. Música boa é o que faz a festa, então esta é nossa prioridade agora! Tem alguma dica para me dar?

Com esses serviços contratados, eu já pularei para a fase 'com oito meses de antecedência', onde teremos a triste tarefa de escolher nosso destino de lua de mel...

Nenhum comentário: