3 de agosto de 2010

Por que contratar assessoria de casamento?

Confesso que no começo dos preparativos do nosso casamento eu quis organizar tudo sozinha e contratar um cerimonial somente para o dia. Eu sou extremamente centralizadora e gosto de estar sempre envolvida com cada pequena coisinha. Além disso, tinha participado da comissão de formatura da minha sala e já tinha realizado um evento de grande porte durante um projeto da faculdade; achava que daria conta do recado. Sem dúvida eu daria. Eu faria uma festa linda, organizada e do jeito que eu quero. Mas eu não teria meu dia de noiva, não poderia dormir até mais tarde, meu celular iria tocar o dia inteiro, eu ficaria desesperada com o menor dos imprevistos e não curtiria nem um pouco este dia tão esperado. Eu infartaria antes, mataria alguém, teria uma crise nervosa, seria internada ou algo do tipo. Cerimonial era vital para a saúde mental desta noiva!

O fato é que a pesquisa por fornecedores começa de forma tranqüila, mas quando percebemos a proporção do negócio, quantas coisas a fazer, quantos fornecedores, quantas ofertas... ficamos completamente perdidas. O mercado de casamentos oferece uma infinidade de produtos, serviços e supérfluos mais do que necessários, e como nós não conhecemos boa parte desses profissionais, é difícil confiar no trabalho deles, saber quem é o melhor, o mais pontual, o mais comprometido e aquele que mais se adequa às nossas necessidades. É aí que entra a assessoria de casamento.

Quando comecei minha procura por esse profissional, cerquei-me de informações sobre o trabalho de muitos deles e em alguns casamentos em que estive este ano, procurei observar o trabalho deles, como eles agiam, se eram discretos, prestativos e competentes. Queria uma pessoa cujo santo batesse com o meu, que falasse a minha língua e que me deixasse completamente à vontade. Nos dias que antecedem o casamento, o casal fica nas mãos do cerimonial. Por isso, é fundamental estabelecer uma relação de confiança plena com este profissional. Ter a certeza de que ele vai te representar, falar por você e ser os seus olhos em todos os momentos. Quando fechei o contrato com a Bárbara Erig, sabia que meu casamento estava em boas mãos. Ela era mulher, apaixonada, feminina, disposta e muito, muito comprometida.

Eis o que fica sob a responsabilidade do cerimonial:

  • Orientação para a contratação dos melhores serviços: quem são os fornecedores-chave, com quem falar, como negociar. Além de analisar todos os contratos com olhos clínicos, detectando quaisquer brechas e garantindo segurança total para o evento;
  • Auxílio no controle do orçamento do casal;
  • Gerenciamento de todos os recursos disponíveis nos dias que antecedem o evento, sempre preparados para amenizar os imprevistos;
  • Realização de ensaio;
  • Orientação e coordenação de toda a cerimônia;
  • Recepção dos convidados e presentes;
  • Coordenação das equipes contratadas;
  • Supervisão da montagem e chegada do material no local da recepção, principalmente checagem do número de bebidas, peças alugadas, entre outras, durante o dia do evento;
  • Finalização da festa, estruturando e encaminhamento aos responsáveis pelo evento de todo o material utilizado e sobressalente.
Agora você me pergunta: por que contratar a assessoria completa e não apenas o serviço de cerimonial no dia?
O cerimonial que presta assessoria total está completamente envolvido com o casamento. Ele acompanha todas as negociações e está a par de tudo o que a noiva quer. Para começar, o número de reuniões com cerimonial do dia é bem menor, e acreditem, a diferença no valor não segue esta proporção. Quando a pessoa é contratada apenas para o dia, não tem como ela estar 100% no casamento, tem muita coisa que rolou e ela não sabe, e não por falta de competência, mas por falta de envolvimento. Vale ressaltar aqui que falo isso com minha visão de noiva, de cliente. Não se trata de dizer que o serviço de cerimonial apenas no dia é ruim ou não funciona, é apenas a visão de uma noiva super centralizadora e que é, por natureza, uma pessoa estressadinha, que preferiu a assessoria completa para não se preocurar em nenhum momento.

4 comentários:

BárBara disse...

Fico muito lisonjeada de ser a pauta de seu post, saiba que por conta do seu blog, estou me inspirando a escrever o meu... Mas de um ponto de vista diferente. Não da noiva que busca detalhes para o seu casamento e sim da cerimonialista que procura o que existe de mais bonito, novo, diferente, prático... para as suas noivas...
Adorei ser a escolhida como sua cerimonial, conte comigo sempre!

Um grande abraço! Pode contar que estarei ao seu lado em todos os momentos.

BárBara (A cerimonial da Fernanda)

Nicole disse...

Adorei o post, Fe, super importante! Ter alguém que sabe de tudo no grande dia realmente é uma tranquilidade!
Beijos

Isa disse...

Fê, não achei imprescindível o cerimonial...meu casamento foi perfeito e fiz tudo sozinha, sem contratempos.
É gasto totalmente desnecessário.
Fica a dica!

Fernanda, a Noiva disse...

Oi Bela!
Fico feliz que tenhas organizado tudo sozinha e que tenha dado tudo certo – pena que eu ainda não estava na família para participar desta! Mas confesso estar feliz e bem mais tranqüila com essa minha escolha!
Um beijo,
Fernanda