9 de agosto de 2010

Entrevista com Morgana Bittencourt

Morgana Bittencourt é casada, tem duas filhas e é dona da Morgana Chocolates Artesanais. Empresária de sucesso e cozinheira de mão cheia, construiu nome e fama através de seu talento para fazer os doces mais delícia de Florianópolis. O tradicional chocolate é transformado em arte por suas mãos, delicadas e dedicadas a um trabalho artesanal, singular e extremamente personalizado. Morgana acompanha cada fase do desenvolvimento de suas criações, desde a concepção da idéia até o preparo da embalagem. Seu ateliê é uma vitrine do que há de mais bonito, delicado e sofisticado quando se pensa em doçaria e hoje ela conta aqui pra gente um pouco mais de sua história e da empresa que toca com tanto carinho e competência.

Signo: escorpião

Um vício: café

Um pecado gastronômico: comer chocolate

Próximos projetos: montar um site de vendas online. Fazemos muitas vendas por internet e telefone, verificando a tendência de vendas online, para facilitar a vida, devido a correria do dia a dia.

Onde começou essa paixão pelo chocolate e quando ela virou negócio?

Tudo começou quando comecei a fazer cursos de culinária de modo geral, e depois iniciei o cursos de doces. Foi despertando em mim uma vontade de fazer doce, e em especial o chocolate. Era final de ano e fiquei encantada com o que se podia fazer. Naquele ano, familiares e amigos ganharam chocolate como presente e essas mesmas pessoas encomendaram na páscoa seguinte. Daí veio o insight: se as pessoas realmente gostaram, vou fazer pra vender e esta data foi o início do meu negócio. Depois da páscoa, registrei a empresa e comecei a aceitar encomendas. Durante todo esse tempo, a produção era feita na cozinha de minha casa, até que depois de uns dois anos, fiz uma cozinha especialmente para o chocolate, em casa mesmo, mas totalmente separado dela: era uma estrutura com ar condicionado, com o espaço necessário para a produção, como as regras de manipulação de alimentos determinava. Em seguida, decidi abrir uma loja e surgiu o espaço na Rua Felipe Schimitt, onde ficamos por dez anos e que consolidou a Morgana Chocolates Artesanais no mercado florianopolitano. Depois dessa experiência, decidimos focar no chocolate e também em nosso público alvo, e então mudamos de endereço, para um espaço perto do Shopping Beira Mar, na Rua Altamiro Guimarães, onde estamos há três anos.

Hoje, o que as noivas mais procuram para o casamento?

As noivas são encantadas com a mesa de doces. Além disso, como casamento é uma coisa muito vasta, as noivas gostam de brincar com as opções que damos a elas: presente para padrinhos quando entrega o convite, ou um algo a mais na mesa dos padrinhos, como uma caixinha de bombons especiais. Na linha de casamento é possível fazer muita coisa. No lugar no bem casado, dar uma flor de chocolate como lembrança, ou coraçãozinho de chocolate. Também não podemos esquecer das amêndoas, como manda a tradição grega de oferecer um número ímpar desta drágea aos convidados (geralmente 5 ou 7).

Como é a rotina em um dia de montagem de festa?

As coisas de festas são planejadas a semana toda. Realizamos todo um planejamento para que no dia sejam feitos apenas os bombons de frutas frescas. Os demais são confeccionados no dia anterior e já deixamos tudo pronto - forminhas, materiais que vamos utilizar para a montagem da mesa, e é nesse momento que nos comunicamos com a decoradora, para montar uma mesa bem bonita, com tudo combinando conforme o gosto dos noivos.

Quais são os mais pedidos?

Doces de cereja, nozes e damasco.

Quantos doces por pessoa são indicados?

Se é uma mesa de doces, não se deve ser menos de 6 por pessoas, pois as pessoas leva alguns docinhos para mesa, beliscam enquanto estão na pista de dança e assim comem a mais, não podendo controlar a quantidade, diferente de quando se serve uma bandejinha nas mesas. Todavia, já não se pede tanto esse tipo de serviço, uma vez que a mesa de doces já virou tradição em festas e, principalmente, um item da decoração.

E quanto aos bem casados, quantos são indicados? O que pode ser feito de diferente?

Indica-se até 3 por pessoa, pois tem gente que come na hora, que leva pra casa. Tudo na verdade depende do orçamento, mas um por pessoa é uma conta segura, não tem erro.

Para a senhora, o que é estar bem-casado?

Primeiro, ter uma boa convivência no dia a dia, muito carinho. Quando a gente casa com uma pessoa, tem que ter o sentimento no sentido real da palavra, para que ele possa crescer e se tornar algo ainda mais bonito. Com o tempo, o vinculo de amizade se fortalece e é ela que não deixa o sentimento enfraquecer. Estar bem casado é querer que o outro esteja bem em todos os sentidos, no lado pessoal e no profissional, saber das necessidades do outro e ajudar sempre que for preciso, dando força, apoio, estando por perto. Estar bem casado não se trata apenas de encontrar a pessoa certa, mas de existir um carinho muito grande entre os dois, e que isso seja cultivado e preservado todos os dias.


















4 comentários:

Nicole disse...

Hum que delícia! Adorei!

PVarella disse...

Amiga, amei a entrevista! A pergunta de como é estar bem casado foi uma sacada genial! : ) Adoro bem casado... mais ainda será estar bem casada! Rs. As fotos ficaram muito fofas e destacaram o trabalho cheio de carinho e capricho que a mãe faz. Obrigada por divulgar! Mil beijos. Pati.

Comidinhas lá de Casa disse...

Fê, adorei a entrevista! Parabéns!!! Já estou louca para degustar essas delícias no teu casamento. Beijos

Unknown disse...

Trufas da Tia Morgana, são as melhores!!!

Beijo Fe, lindo site... ameiiiiiiiiii!!!