24 de novembro de 2010

Manual da Noiva Superbonita!

Hoje eu trago um pouco do conhecimento das cerimonialistas Emanuelle Missura e Luciana Bittencourt, poderosas produtoras de evento e colunistas do Rio de Janeiro, sobre beleza para as noivas. A parte em itálico é esta noiva blogueira metidinha que teve que dar a opinião dela :)

- Naturalidade é a palavra-chave hoje em dia e o segredo está na qualidade dos produtos e nas mãos do maquidor. (eu não me arriscaria fazer a produção de um dia tão importante com um profissional que eu não conhecesse, nem que fosse ele o mais caro, mais top, mais qualquer coisa. Acima de tudo, penso eu, é você conhecer e confiar no trabalho de quem está te arrumando. Se você não tem um profissional querido assim como eu tenho a Fê, peça indicações para suas amigas, conheça os salões mais requisitados da sua cidade e teste!)

- Expor a pele ao sol não é uma boa idéia: a pele queimada fica dilatada e sem aderência para maquiar, além de correr o risco de ficar verde nas fotos. (já que o verão está chegando, vai a dica da noiva aqui... quem for casar de tomara-que-caia, esqueça o bikini cortininha pelo menos nesta temporada. Eu nunca fui fã da marca que o bikini tomara-que-caia deixa, mas pense no vestido de noiva e na marca feiosa e vulgar que vai ficar no dia do seu casamento)

- Cuidar da pele é fundamental, mas nada de fazer limpeza de pele na véspera. Separe um tempo na agenda e faça periodicamente, sendo a última, no máximo, 20 dias antes do casamento.

- Delinear as sobrancelhas com pinça dá o maior efeito na maquiagem, mas deve-se fazer três dias antes do dia D. Uma antecedência maior pode fazer os pêlos crescerem antes do dia do casamento e na véspera a pálpebra pode inchar. (aqui vale a mesma dica do profissional conhecido e de confiança. Sobrancelha é assunto sério: pode transformar o rosto, para o bem e também para o mal!)

- Maquiagem é complemento, por isso, deve estar de acordo com o hirário e o estilo da festa. De manhã, olhos mais leves e um brilho nos lábios. À noite, olhos mais elaborados e batom, se a noiva quiser.

- Ouse. Se você quer um olho bem trabalhado, faça. Se batom vermelho combina com você, use (eu quero). O mais importante é que a noiva esteja feliz por baixo da maquiagem.

- Opte pelo estilo que mais combina com você, observando as vantagens e desvantagens de cada penteado. Para algumas noivas, o cabelo solto pode parecer sem graça, mas, num casamento de dia, pode funcionar, ainda mais se acompanhado de uma grinalda de orquídeas naturais.

- Se você escolher casar de cabelo solto, leve em conta que mesmo um cabelo escovado e preparado para a festa se transforma ao longo da cerimônia. Pode cair no rosto, prender no batom e, depois de dançar, pode ficar um pouco desarrumado. E a noiva da cerimônia, em geral, fica bem diferente da noiva da festa.

- Se a opção for um penteado preso, ninguém precisa ter medo. Dá pra fazer um cabelo moderno e natural, bem fixado. A grande vantagem nesse caso é não se preocupar com ele. E ainda tem o glamour que o cabelo preso transmite. Eu AMO cabelo preso!

- O cabelo meio preso é o mais versátil e, por isso, mais escolhido pelas noivas. Combina com qualquer estilo de cerimônia, com todos os arranjos e grinaldas e, ao mesmo tempo que está solto, livra o rosto e dá uma aparência de arrumado o tempo todo. E é ideal para os rostos redondinhos porque dá uma alongada.

- Uma das coisas mais importantes na hora de decidir o cabelo é a grinalda e a jóia que irão ser usadas. Junto com o vestido, elas determinam o estilo do penteado.
- Se sua pele é normalíssima, agradeça aos céus e mantenha o que já dá certo. Se sua pele tem acne, cicatrizes de acne, entre outros problemas, corra para um dermatologista seis meses antes do casamento para dar tempo de avaliar sua pele, testar o medicamento para que não haja rejeições em alergias e, aí sim, começar o tratamento. E use muito filtro solar para evitar manchas e manter a saúde da pele, até porque um rosto bem bronzeado é bem complicado de maquiar.

- Tudo vai depender do que a pele apresentar. O ideal é que dez dias antes a pele esteja pronta, para que a noiva não precise fazer mais nada.

- Cerca de 15 dias antes é possível fazer um peeling de cristal bem levinho para exfoliar a pele, um laser de baixa intensidade, que estimula o colágeno e dá brilho, uma máscara tensora e uma máscara relaxante para você ficar com aquele ar descansado e feliz.

- Que tal iluminar os cabelos? A proposta parece tentadora, mas será que dá certo? É bom começar a fazer luzes bem suaves um tempinho antes, para que você, os convidados e o futuro maridão se acostumem com a nova cor dos fios. E depois tem que fazer as luzes uma semana antes do casamento, porque, se fizer no dia ou dois dias antes, o cabelo fica muito marcado. Em uma semana, o cabelo dá aquela misturada e fica mais natural.

- Um dos melhores investimentos para um álbum lindo de casamento é um clareamento nos dentes. O tempo mínimo para começar a fazer é um mês, mas algumas pessoas não atingem o resultado esperado nesse período, depende da expectativa de cada uma. Dentista já! Semana que vem eu vou visitar a Dra. Aline!

- Por mais que você confie nos profissionais de cabelo e maquiagem, faça um teste antes do casamento, por segurança, para se ver pela primeira vez de véu e grinalda e para tirar todas as dúvidas. Alguns chegam a cobrar caro por isso, mas vale a pena o investimento.

- Para relaxar na semana do casamento, aulas de ioga e algumas sessões de massagem são um santo remédio. Para quem não faz ioga, a ioga básica, ou hatha ioga, é um bom começo. Ao fazer massagem ou praticar ioga, quem está num período de alto nível de estresse muda a freqüência, libera hormônios e se beneficia com os exercícios de respiração.

- Na véspera do seu casamento, tire o dia para descansar e, no máximo, fazer as unhas. Caminhe na praia, almoce com as amigas, vá ao cinema, relaxe e divirta-se, porque o dia seguinte é muito especial.

- Jamais faça as unhas no dia do casamento. Pode ser complicado e imprevistos podem acontecer. No máximo, faça um dia antes. Assim, as suas unhas ficarão lindas para o grande dia.

- Nada de tratamentos mais complexos, que devem ser programados e feitos com antecedência. Jamais experimente um creme ou loção na véspera ou no dia do casamento. Você pode ter uma alergia e isso será um desastre. No dia, opte por cuidados mais simples, apenas a limpeza de pele e algum tipo de relaxamento.

- Drenagem linfática é uma ótima idéia. Ela ajuda o organismo a liberar toxinas e elimina o excesso de líquido retido no organismo, o que pode provocar inchaços.

- Hidratação intensiva nos cabelos deve ser evitada. A massagem deixa o cabelo mais mole e mais gorduroso, podendo atrapalhar a confecção do penteado. Ela deve ser feita com uma semana de antecedência.

- Se for se arrumar num salão, procure algum que tenha uma sala exclusiva para a noiva. Assim, é possível se preservar do entra e sai do salão e ainda não corre o risco de encontrar convidadas. Perde um pouco a graça ver a noiva pronta antes da hora.

- Se arrumar em um hotel tem algumas vantagens, como um espaço só para a noiva e o telefone que, com certeza, não vai incomodar.

- Se a casa da noiva for ficar tumultuada no dia do casamento, com hóspedes de outra cidade, fila para usar os banheiros, telefone sem parar e entra e sai de pessoas, é melhor que ela se arrume no salão ou num hotel. Neste dia, a noiva, mais do que nunca, precisa de paz e um tempo só pra ela.

- Lembre-se de usar uma blusa de botão, um tomara que caia ou um roupão durante o making of. Assim, quando for se trocar, você não correrá o risco de desmanchar o penteado ou até mesmo borrar a maquiagem.

- Faça regularmente exfoliação corporal e drenagem linfática nos meses que antecedem ao casamento. E agende uma massagem especial para o grande dia.

- Vários fatores influenciam na escolha do penteado. É necessário saber se você prefere um estilo romântico, moderno ou clássico e que tipo de grinalda você vai usar, tamanho do véu e do brinco.

- Se você usa óculos e pretende usar lentes de contato no seu casamento, procure fazer esta adaptação alguns meses antes. No dia, leve um par de lentes de contato extra para qualquer eventualidade.

Noivas e profissionais da beauté: alguma dica? Fizeram assim? Fizeram diferente?


2 comentários:

Petuio disse...

P-E-R-F-E-I-T-O!

Quando começar a pensar seriamente no meu casamento, esse vai ser o post de leitura obrigatória!

Fernanda Fefê ®! disse...

Está tudo perfeitinho!!! Adorei! :) Dicas bem pontuais... ;)
Beijos