27 de abril de 2011

Endereçando os convites de casamento!

Endereçar convites é uma das coisas mais complicadinhas de toda a organização do casamento, exige muita atenção e uma dose extra de paciência, coisa que, para noivinhas estressadinhas como eu, é um artigo meio de luxo às vésperas do casamento - e é fato que ninguém faz essa tarefa com grande antecedência.

Quando você fizer seu convite de casamento, a gráfica vai te dar duas opções: ou imprimir os nomes no envelope, impressão esta que é feita no computador mesmo, com a fonte que você escolher; ou usar o serviço de uma calígrafa para escrever os nomes dos seus convidados. Existe ainda uma terceira opção, mas esta só vale se você tem letra bonita e paciência: você mesma escrever os nomes nos envelopes.

A primeira opção, a de imprimir os nomes nos envelopes, não permite que você escolha um envelope muito grande ou um papel de gramatura maior, pois a impressora não comporta determinados tipos de papel. Para saber se dá ou não dá para imprimir no envelope, não tem jeito: você precisa ter definido o tamanho do convite e o tipo de papel que será usado. A vantagem? Não tem custo extra.

A segunda opção que te dei, a da calígrafa, vai te dar um convite mais sofisticado, sim, pois a escrita à mão traz um toque de requinte ao envelope. Mas só vale se você gosta desse tipo de coisa, pois normalmente a letra fica mais rococó, com mais detalhes, mais frufrus. A minha principal dica para você decidir o que colocar, seja no convite, na decoração, no vestido, é que todos os detalhes devem ser coerentes com o estilo da sua festa, com o que você é e com aquilo que você gosta. O serviço de uma calígrafa é cobrado por convite, a média aqui em Florianópolis varia de R$1 a R$ 1,80, dependendo de onde você faz. Uma dica é entrar em contato com a própria calígrafa e levar os convites direto pra ela - sai mais barato e você conhece a pessoa que vai prestar o serviço para você. Ainda em tempo: se você optou pela calígrafa, deixe alguns convites de reserva, pois como o trabalho é manual e com tinta, existe sempre uma pequena margem de erro. Quem precisar de contato de calígrafa, me avisa que eu passo o telefone de quem tá fazendo os nossos convites.

Mas vamos ao que interessa!

Primeiro, faça sua lista de convidados completinha. Momento tenso, mas necessário. Cheque todos os nomes umas mil vezes, e se tiver dúvida sobre a grafia do nome de alguém, procure na internet, use o facebook, procure o currículo lattes. Se ainda não tiver certeza, pergunte. Não é feio perguntar, deselegante sim é enviar um convite com um nome errado.

1) Para casais casados, que não têm filhos ou cujos filhos já não moram em casa:

Sr. e Sra. João Roque Cardoso

Sr. João Roque Cardoso e Sra.

- Essa forma de endereçar o convite também vale para quando você quer convidar apenas o casal, e não os filhos, ainda que estes morem em casa. Essa opção vale para o chefe, por exemplo, ou quando o casal tem filhos pequenos e você quer dar o recado de que não quer crianças no casamento, sem precisar falar isso para a pessoa.

2) Quando você quer convidar o casal e a família:

Sr. João Roque Cardoso e Família

- Por família entende-se o casal e os filhos que moram em casa;
- Se o casal tem outros filhos que moram em um endereço diferente, você deverá enviar um convite separado. Não adianta querer economizar nisso (por mais tentador que seja). Aqui em casa, por exemplo, somos em 4 irmãos. Os três mais velhos já estão casados e eu ainda estou morando em casa. Se meu pai receber um convite com a grafia acima (sim, João Roque é o meu pai), ele vai entender que apenas ele, sua esposa e eu estamos convidados.

3) Pessoas que moram juntas e não dividem o mesmo sobrenome:

Sr. João Roque Cardoso e Sra. Rose Novais

Nesse caso, a etiqueta diz que se deve respeitar essa opção, especialmente quando a mulher se casou e optou em manter o nome de solteira. A minha humilde opnião, aqui, é analisar caso a caso. Eu achei muito impessoal enviar o convite ao meu pai e à sua mulher, ainda que se encaixem nessa opção, e enderecei como Sr. e Sra. Jõao Roque Cardoso. O mesmo eu fiz para os pais de algumas amigas e tios que também integram essa opção. O endereçamento do convite continua formal, dentro das normas de etiqueta, mas adequado ao carinho que você tem pelo casal como sendo uma unidade, uma coisa só!

4) Pessoas que não moram juntas, como namorados e noivos, devem receber convites separados, mas aqui, novamente, vou dar pitaco. Eu acho mais simpático (e econômico, é claro) endereçar o convite ao casal, sem a anotação de senhor e senhora.

Mariana Figueiredo e Lucas Carneiro

5) Pessoas solteiras recebem o convite apenas em seu nome:

Mariana Figueiredo

6) Também podemos usar a intimidade que temos com algumas pessoas e dar um toque carinhoso ao convite, sem fugir das regrinhas:

Aos queridos padrinhos Mariana Figueiredo e Lucas Carneiro

Aos queridos padrinhos Mariana e Lucas

À querida amiga Mariana Figueiredo

À querida madrinha Mariana Fiqueiredo

Lembrando que o que torna endereçamento do convite formal é o fato de você colocar o nome completo do convidado. Quando você coloca apenas o primeiro nome, como Mariana & Lucas, por exemplo, o endereçamento fica mais informal. Novamente: analise o estilo da sua festa e como você quer se expressar. Isso vale mais do que regras de etiqueta!

7) Quando seus convidados são detentores de títulos, isso deve ser observado na subscrição dos envelopes, caso essas pessoas não sejam de seu convívio. Se a pessoa for amiga das famílias, porém, vale apenas o tratamento Senhor ou Senhora. Já nos cargos de carreira (médicos, profissionais doutorados, diplomatas e militares), usam-se os tratamentos Doutor, Embaixador, Ministro, General, Capitão, etc.

Doutor Manoel Brito e Senhora

Embaixador Renato Campos e Senhora

Usa-se o tratamento Excelência apenas nos casos de presidente da República, governadores e prefeitos no exercício do cargo, sem ser seguido do cargo. Poderá ser usado também: Senhor Governador "Fulano de Tal" e Senhora.

Dica de Vera Simão: Esqueça o Digníssimo ou Ilustríssimo Senhor. Esses adjetivos são pressupostos de qualquer cidadão, e não tratamento.

8) Tenho uma convidada que é freira. Posso usar o tratamento Sra.?

Não. O tratamento Sra. é usado apenas para mulheres casadas. No caso de você ter uma convidada que seja freira, envie da seguinte forma, bem básico:

Irmã Norma Feuser

9) Quero convidar um casal que mora em casas diferentes, mas que um deles tenha filhos, que serão convidados para o casamento. Como faço?

A etiqueta é um pouco curta e grossa nesse sentido. Segundo ela, você deve endereçar dois convites, um para a pessoa que não tem filhos, usando apenas o nome dessa pessoa, e outro convite para a pessoa que tem filhos, como Sra. "Fulana de Tal" e Família.

Minha alternativa para esta dúvida é incluir o namorado ou namorada como membro da família da pessoa com quem você tem mais intimidade. Se você tem mais intimidade com a mulher, envie Sra. Fulana de Tal e Família. Se a intimidade vier com o homem do casal, use Sr. Fulano de Tal de Família.

10) Quero convidar um casal casado, mas que um dos cônjuges tenha filhos de relacionamento anterior, que serão convidados para o casamento. Como faço?

Se os filhos moram com o casal, não tem outro jeito:

Sr. João Roque Cardoso e Família

Por mais que não existam laços de sangue entre um dos cônjuges e os filhos da outra pessoa, a partir do momento em que os dois se casaram, assumiram como sua família os filhos do companheiro.

Agora, se os filhos moram em um endereço diferente, reserve convites extras e envie um para o casal e os demais para os filhos que não moram com eles.

11) Quero convidar uma amiga que não é casada, mas tem uma filha, como faço?

Elizabeth Simão e Sofia

12) Quero convidar uma amiga que é viúva ou separada, mas tem uma filha, como faço?

Sra. Elizabeth Simão e Sofia

No caso de a amiga ser separada e você também vai convidar o ex-marido, não existe outra forma diplomática de endereçar o convite: Sr. Eduardo Simão ou Sr. e Sra. Eduardo Simão, se este já for casado novamente.

Meninas, eu espero ter sido clara no que falei e ter ajudado vocês. Qualquer dúvida, é só deixar comentário aqui que eu ajudo vocês!

Fonte: Casando com Você e os livros Etiqueta Sem Frescura (Cláudia Matarazzo) e Casar (Vera Simão).

4 comentários:

Daiana disse...

Nanda, estou na fase de planilhar os convidados, já com o nome que irá no convite... É um saquinho...rs Mas a gente aprende...

Beijossss
Daia
http://realizandoumsonhoembh.blogspot.com

Lise Crippa disse...

Pelo visto estais `a mil com o casório!!Obrigada pelo recadinho lá no blog!!!!Ontem te achei tão bonita também e bem mais magra!!!!!
Beijão!!

S.A.M.S.F disse...

Fê, to com uma dúvida.
Quando se recebe um convite de casamento precisa enviar alguma coisa agradecendo?
Recebi um e gostaria de agradecer o convite...

beijoooss

PAULA disse...

Bom dia Fernanda!
Tenho algumas dúvidas: como endereçar convites a casal de padrinhos em que a mulher é tia?! e como endereçar convites a casal de tios que os filhos já são casados? aguardo resposta!

Bjus