13 de junho de 2011

Sobre namoro, casamento, encontros e desencontros...


Há algum tempo, desde que noivei e principalmente depois de o blog ter se tornado público, recebi muitas vezes perguntas do tipo "Fê, agora que tu tá noiva, como que a gente faz pra conseguir um namorado!?" Ou "como a gente consegue transformar o namoro em noivado?" e coisas do gênero. Hoje foi o dia dos namorados, meu último solteira. Mas nem sempre foi assim. Eu já passei por todos os encontros e desencontros da vida, igualzinha a você, e muitas vezes me perguntei se algum dia eu chegaria a me casar. Eu não fui daquelas que namorou a vida toda nem colecionou namorados um atrás do outro, e hoje vejo o quanto isso foi importante pra mim, ainda que no passado eu morresse de inveja daquelas que trocavam de namorado como trocavam de roupa e nunca estavam sozinhas. Hoje agradeço pela trajetória que tive, apesar dos escorregões que dei com o passar do tempo. Enquanto eu estava sozinha, eu aprendi a gostar de mim. Aprendi a fazer coisas sozinha e gostar de fazer coisas sozinha. Fui minha melhor companhia. Eu me conheci por completo: o que gosto, o que não gosto, o que me irrita, o que me agrada, o que me encanta, o que tira minha paciência, o que eu consigo tolerar... e aprendi muito com tudo isso. Principalmente, aprendi a me respeitar. Aprendi a dizer não para a balada quando estava frio, aprendi a dizer não para alguém da família quando estava a fim de ficar no meu cantinho, aprendi a ser mais egoísta - sim, egoísta, e aprendi também que isso não é algo ruim. Eu aprendi a me amar. Casamento sempre foi algo com que eu sonhei, e mais do que isso, queria muito ter um companheiro, dividir as coisas, ficar junto sem a menor pretensão. Mas depois que eu passei a me amar, vi que esse companheiro tinha que amar essa pessoa que eu amava, com as qualidades, os defeitos, as coisas irritantes... E foi assim, sem pressa, sem desespero, num dia comum, que o Diogo apareceu na minha vida e não saiu mais. E do mesmo jeito que o namoro começou, veio o noivado e agora chega o casamento: de forma natural, espontânea, gostosa e tranqüila.

Não fique preocupada porque está sozinha: curta você. Sua casa, sua família, sua cama, seu cantinho, as coisas que você gosta de fazer. Vá pro salão, faça massagem, faça a unha, fique bonita para você mesma. Quando a gente tá bem com a gente mesma, atrai as coisas boas da vida, atrai gente no mesmo astral, na mesma vibração. Mas quando você está um caco, a regra é a mesma, e você não quer atrair nenhum caco, certo?

Se você está namorando, aproveite tudo isso que você tem. Cuide de você, do seu namorado e da sua relação com o mesmo carinho, com a mesma dedicação. Aproveite o momento e não exija que a sua relação evolua para algo que ela ainda não está pronta para evoluir. Deixe as coisas acontecerem com o tempo, com naturalidade, com romance. Pressão e desespero só desgastam a relação e te desanimam cada vez mais. Faça da sua relação a mais gostosa do mundo, e amor de verdade é amor de verdade com ou sem aliança no dedo.

Resumindo... pra gente encontrar um grande amor, a gente precisa primeiro se amar, se conhecer e se respeitar! Não existe regra, não existe receita, não existe conselho perfeito quando se trata de namoro ou de casamento. O que eu posso dizer pra vocês é que quanto mais natural, mais sincero e bonito tudo fica :)

3 comentários:

Aline disse...

Que bonito esse post. Confesso que passo por aqui sempre, mas nunca tinha me arriscado a deixar um comentário, afinal, o que uma mulher solteira teria de "meter o bedelho" no casamento alheio?!rs Mas confesso que sou apaixonada por esse universo romântico dos casamentos! Por isso, apesar da minha "solteirice" [bem resolvida por sinal, afinal tudo tem seu tempo], me divirto muito com o blog! Parabéns Fernanda!

Fernanda disse...

Lindo esse post... acho que as solteiras nunca podem deixar de se amar.. se cuidar.. o principe aparece qd vc menos espera.. assim foi euzinha!

bjo Xara

michellewerlich disse...

Fee adorei o post!..Me encontrei em alguns trechinhos ali...
tb nunca curti balada no frio..ui!!.. e to no momento "aproveite tudo isso que você tem"... e como todo mundo diz, se for para ser, será! ;) bjss