22 de setembro de 2010

Missal para a cerimônia religiosa

A maior parte das pessoas, por mais que não sejam praticantes, conhecem bem como as coisas funcionam na sua religião, mas o mesmo não acontece nos casamentos. Eu mesma fico meio perdida às vezes, e bastante curiosa quando se trata de outra religião. Quando descobri a idéia de fazer um missal para a missa, achei o máximo. Para começar, fica um charme e dá para personalizar, colocar a identidade visual do casamento, fazer algo bem bonitinho... mas devo ressaltar que não é um item obrigatório e também não entra na lista das prioridades. Se você não quiser fazer ou o orçamento estiver meio apertadinho, não precisa se preocupar com isso. É só mais um mimo do casamento, mais uma lembrança, e tem aquele fator surpresa de que ninguém espera e acha super legal, sabe?

O missal é, na verdade, um guia do casamento. Nele estão os nomes dos padrinhos, dos pais dos noivos, do padre, as músicas que irão tocar e a ordem da cerimônia. Vale colocar um em cada cadeira, ou uns cinco por banco (se for em uma igreja) ou ainda deixar em uma cestinha bem charmosa na entrada do local da cerimônia. Para fazer a conta, você não precisa de um para cada pessoa, o importante é que se tenha no mínimo um por família.

Para confeccionar o missal, converse com o padre ou celebrante do seu casamento e pergunte quais são os momentos mais importantes, que passagens serão lidas, como será a seqüência da celebração. Não elabore seu missal no achômetro, sem ter certeza dos ritos da sua religião. Quanto à papelaria, negocie com a empresa que fará seus convites e menus, e peça um orçamento para os três materiais, e aproveite para chorar um descontinho.



Nenhum comentário: