25 de julho de 2011

Nome de solteira X Nome de casada

Esta sou eu, no dia do nosso casamento civil, no cartório, assinando a certidão que me transformou em Sra. Scussel! Toda boba!

Uma das coisas que mais me perguntam depois do casamento é se eu adotei o nome do marido. Sim, eu estou de nome novo, e sei também que esta é uma grande dúvida de muitas noivinhas na hora de dar entrada na papelada do casamento civil.

Para mim, a adoção do nome do marido vai muito além dos trâmites legais. Para mim, carregar o nome dele, é a oficialização do início da nossa família, do nome da nossa família. Agora sou Fernanda Bueno Cardoso Scussel. Nome de princesa, viu? Carrego os sobrenomes materno, paterno e agora o do meu marido, e demos início à família Cardoso Scussel, que, se Deus quiser, em alguns aninhos deve ganhar novos integrantes. Além disso, e aqui mostro meu lado mulherzinha, acho super bonito incorporar o nome do cônjuge, para mim soa quase como mais uma etapa da tradição.

Quando as noivinhas me perguntam se devem ou não devem adotar o sobrenome, a minha resposta é imediata: faça o que você tem vontade! E se for fazer, faça por amor, e não porque alguém está te exigindo isso. Se for um pedido sincero do noivo, acho que vale a pena refletir um pouquinho... para os homens, acredito que é motivo de orgulho ver o seu nome junto ao nome da noiva.

Se dá trabalho mudar o nome? Não, trabalho nenhum. Quando você preencher os documentos no cartório, haverá um campo onde você escolhe se irá ou não adotar o sobrenome do noivo, e uma linha para escrever o futuro nome de casada. Mas é bom saber que você só pode acrescentar, não pode retirar nenhum sobrenome! Quanto à adoção do sobrenome do marido, você pode adotar o último sobrenome apenas ou incorporar todos. No dia do casamento civil você irá receber a certidão de casamento, e aí você já tem nome novo!

Agora, trabalho mesmo dá depois de receber a certidão. É preciso renovar todos os documentos: identidade, atualizar nome no CPF, carteira de habilitação, passaporte... confesso que essa parte exige um pouco de paciência, mas no final das contas, vale a pena!

E vocês, mudaram ou pretendem mudar o nome após o casamento? O que pensam a respeito disso?

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Fernanda!

Eu também quero muito ter o sobrenome do meu marido junto no meu nome, realmente o que você disse está totalmente certo, tem que ser por amor!!!!

Um Beijo!

Fernanda disse...

Ei Xara..
Pois é.. sempre falei q não colocaria e tal.. mas vou colocar sim... meu noivo fala q TENHO q colocar; rs

e ah.. vc disse q a mulher não pode tirar um sobrenome dela? só acrescentar? será q muda d um cartório pra outro... pq me informaram q poderia tirar o meu do meio..mas claro q não farei isso jamais!!!

Bj.

Anônimo disse...

Olá Fernanda e leitoras do Projeto Vestido de Noiva... então, eu estou casada ha 12 anos, e quando casei nem pensei nisso, para mim era óbvio: casou adotou o sobrenome do marido. E então, no dia 31/03/99 de Eliza Bianchini Dallanhol, passei a ser a Eliza Bianchini Dallanhol Locks, no início, nenhum problema, até porque casei e fui morar fora, e na Itália, o sobrenome do marido não é incorporado diretamente, lá eu era Eliza Bianchini Dallanhol IN Locks, reparem bem nesse IN!! Isso quer dizer que não sou LOCKS, mas estou! Ao voltar para o Brasil, como meu nome é grande... comecei a observar que fui me tornando a ELIZA LOCKS, que não tem problema, mas vamos falar a verdade... não sou EU. Eu sou Bianchini Dallanhol, minhas filhas sim, elas são LOCKS, mas eu não, eu sou casada com um LOCKS... sou professora, escrevo artigos e livros e muitas vezes meu nome vem só com um dos três sobrenomes... enfim meninas, concordo com a Fernanda quando ela diz que a escolha é algo muito individual, mas sugiro que seja uma decisão pensada e conversada. Meu marido é um dos tantos que conheço que acha desnecessário a adoção do sobrenome do marido, ele concorda comigo: Eu sou BIANCHINI DALLANHOL esse é meu DNA, meu amor e meu coração esses sim são LOCKS mas o sangue é BD ;-) Bjs