9 de agosto de 2011

Delicinha Casamentícia: Barriga de Freira

Hoje resolvi colocar a leitura em dia. O dia está pedindo preguiça, mas minha forma de não me sentir tão preguiçosa assim foi ficar no sofá tomando m cházinho bem quente e lendo a Vogue de agosto. Logo nas primeiras páginas descobri uma novidade casamentícia e já deixei a preguiça de lado: corri para o computador para pesquisar sobre uma delicinha que anda fazendo o maior sucesso nos casamentos paulistanos e que já é tradição nos casórios cariocas mais chiquetosos!

Foi na matéria que falava do casamento da Vic Ceridono, editora de beleza da revista e autora de um dos meus blogs preferidos, o Dia de Beauté, que eu li que tem um doce que anda substituindo o bem-casado em São Paulo. O quê? Substituir o bem-casado? Soou como um crime para mim! Mas resolvi ir atrás e pesquisar - adoraria degustar também, só pra tirar a prova!

Eis que o docinho que levantou a polêmica no meu coração é o Barriga de Freira, uma delícia portuguesa bem antiga, e tradicional nas doçarias cariocas. Eu adoro doces portugueses, e até dá pra dizer que o bem-casado tem cara de docinho luso, né? Afinal, todo doce português tem como base ovo e açúcar! Pelo que pesquisei, o docinho é feito de ovos moles com amêndoas e envolto numa folha de hóstia. Interessante, não? Fiquei curiosa e comecei a procura na internet a história desse doce e encontrei o site da Barriga de Freira - Doçaria Conventual, uma doçaria bem tradicional do Rio de Janeiro, que trabalha com doces portugueses há mais de 20 anos e oferece várias delicinhas lusas e clássicas, ora pois! Lá encontrei bastante informação de como tudo isso começou:


"Os doces estiveram sempre presentes no fausto das refeições dos conventos, mas somente a partir do século XV, com a divulgação do açúcar, atingiram notoriedade. O açúcar possibilitou a criação de várias “caldas”, que mãos sábias souberam encontrar e padronizar. Além de fortuna, os conventos tinham fácil acesso aos diferentes produtos para praticarem uma boa mesa. A cozinha era de responsabilidade dos padres, enquanto suas irmãs monjas ocupavam-se da confecção dos doces. Naquela época, a população feminina dos conventos era, na sua maioria, composta por mulheres que não tinham escolhido o hábito por fé, e sim por imposição social. Motivo pelo qual, para se entreterem durante o interminável tempo claustral, dedicavam-se a feitura dos doces. Os doces eram considerados um luxo! Representavam o “grand finale” de uma refeição! Também eram utilizados em grande quantidade nas comemorações das festas litúrgicas e vendidos não como manjar de príncipe, mas como doce do céu."



Aqui em Floripa temos a Delícias Portuguesas, que é um restaurante-bistrô especializado na gastronomia lusa e que tem várias gostosuras - pastel de belém, travesseiro de sintra, trouxinha de coimbra - e que acabei de verificar no site que tem siiiim a barriga de freira! Quem topa ir lá provar? Já vou convocar o marido para um programa gordinho no final de semana, afinal, preciso entender do que estou falando, certo? :) Eu não sei se eles fazem doces para eventos, mas garanto que tudo que já provei de lá é uma delícia, o que me deixa animadinha para provar essa novidade pra mim!




Alguém já experimentou? Gostou? Estou super curiosa!!!

UPDATE: Coloquei marido em itálico lá em cima como correção, pois havia escrito noivo, acreditam? Meu Deus, força do hábito total! Mas pode, né? Afinal aqui é meu momento noiva de cada dia :) Thanks, Ni!!!

4 comentários:

Mariana Goulart disse...

Fiquei curiosa Fê.
Mas hóstia não é muito saborosa né? Rsss.
Onde será que se pode provar?
Bjs e adorei o post.

Fernanda, a Noiva disse...

Oi Mari! Eu também me enchi de curiosidade e pesquisei sobre as doçarias daqui de Floripa que fazem, mas ão encontrei nenhuma! Agora, no Delícias Portuguesas eu vi que tem, tá no cardápio deles no site. Fica ali na pracinha dos Bombeiros, sabe? Pertinho da Rio Branco! Já estou louca pra ir provar também!!! Super beijo!!!

Comidinhas lá de Casa disse...

Fê, por força do hábito escrevesse que vais convidar o "noivo" e não o "marido" hehehe. Ah, amo ovos moles, com amendoas, castanhas ou nozes deve ficar uma loucura... Imagino que a casquinha (de hóstia) deve ser algo semelhante àquele biscoitinho chines... será? Depois me fala. Beijos

Unknown disse...

hum, vontade de provar 1
mas achoq não precisa substituir e sim algo a mais