6 de setembro de 2011

Surtar é normal!

Já recebi alguns emails de noivinhas queridas do blog pedindo conselhos sobre como controlar o stress pré-casamento. Para o noivo, para a família, para as amigas pode parecer frescura total, mas só a gente sabe o que passa dentro da gente quando a data do casamento tá chegando e quando a gente vê todo aquele tempo de pesquisa, de dedicação, de namorar um vestido, uma decoração, modelinhos de convite, tudo se tornando real. É um momento de felicidade plena, mas por ser tão importante e pelo fato de a gente valorizar tanto o que tá acontecendo, a gente surta. E surtar é normal!

Tudo começa quando a gente estranha algumas reações nossas, acha que tá dando importância demais a uma coisinha muuuito pequena, mas não consegue fazer diferente. A gente se irrita com facilidade e as respostas se tornam mais ásperas. Alguém se identifica? 


Eu mesma surtei algumas vezes. Lembram do drama da dobradura do guardanapo? Até hoje o povo ri da minha cara, mas só eu sei o sentimento de desespero que reinava em mim e que, infelizmente, era mais forte do que eu. Gente, um dia antes do casamento civil (que aconteceu 3 dias antes do casório oficial) eu surtei bonito! Estava sobrecarregada, cansada e cheia de coisas para fazer nos dias seguintes e, com minha mania de ser centralizadora, é claro que estava nos meus planos fazer tudo sozinha. Aí não tem quem aguente! Surtei, chorei, fiz o maior fiasco na frente do noivo, mas foi a melhor coisa que aconteceu. Falei tudo o que estava acontecendo e ele me ouviu sem me julgar, como se cada problema meu, por mais tolo que fosse, também fosse um problema dele. E, finalmente, eu pedi ajuda. Gente, só uma noiva sabe o quanto é difícil pedir ajuda quando se trata do casamento! É difícil confiar que vai sair do nosso jeitinho, que a pessoa vai dar conta, mas é necessário!!! Conte com as pessoas em quem você mais confia, e, principalmente, coloque o cerimonial para trabalhar!!! 

Outra coisa: surte sozinha! Quando a gente fica estressada, a coisa mais natural do mundo é a descontar em quem tá mais perto, em quem mais ama a gente. Quem enfrenta essa? O noivo, é claro! E coitadinhos, eles não merecem! Então, peguem o carro, vão para uma praia, vão fazer uma caminhada, assistam a um filme engraçado, convidem as amigas para um bate-papo despretensioso e onde o tema casamento seja proibido! Faça coisas bem anti-casamento, como uma amiga minha sugeriu e eu contei aqui

Se a rotina e o orçamento permitirem, peguem um final de semana, só você e o noivo, e saiam em uma viagem, nem que seja de um final de semana, em qualquer hotelzinho perto da sua cidade. Pode ser praia, fazenda, aquilo que mais agradar vocês. O importante é dar uma fugida da realidade, se desconectar. Ah, importante: nada de celular e computador por perto! 

Massagens, terapia, florais... tudo isso ajuda e muito! Massagem é a coisa mais delícia do mundo, então aproveite e se dê de presente um pacote de massagens nesse período pré-casamento. Eu fiz um pacote poderoso de drenagem linfática e super recomendo essa minha escolha. Além de relaxar um monte, a drenagem ajuda na retenção de líquidos e acaba deixando a gente mais magrinha. Foi uma sábia escolha! Quem curte terapias alternativas, super indico tomar uns florais! Eu não tenho nenhuma formação em naturologia para indicar o que vocês devem tomar, mas várias farmácias de manipulação contam com profissionais que podem te ajudar nessa escolha. Eu comprei o meu floral na Floratha, que fica no Centro de Floripa. Para quem curte e tá com um dinheirinho sobrando, terapia já! Eu adoraria ter feito, só não fiz mesmo porque é meio carinho e todo nosso dimdim já tinha destino certo, mas eu recomento muito! A ajuda de alguém que tá de fora é sempre muito válida e ajuda a gente a compreender melhor nossas reações e a lidar melhor com nossas atitudes, sem nos julgar, sem achar que é frescura, sem achar nada!

Para o noivo, pais, amigos que estão por perto, a melhor coisa a fazer é tentar ajudar, se mostrar disponível e estar por perto da sua noivinha surtadinha! Dizer que é besteira, que dá pra fazer de qualquer jeito não é uma boa ideia! E nunca, nunca, nunca, nunca diga que ninguém vai reparar nesse detalhe mini mini mini que ela cismou em fazer! E tenha muita, mas muita paciência, porque vocês ainda vão rir muito desses momentos! O pessoal pega no meu pé até hoje por causa da história dos guardanapos, e eu digo sempre que foi a dobradura do guardanapo mais linda do mundo! 

O segredo é segurar a onda e ter bom humor sempre! E gente, preciso confessar: o casamento vale cada surto :)

Se você tem alguma dica pra contar pra gente de como fez para lidar com esse estress pré-casório, escreva aqui pra gente! Tem noivinhas que vão precisar muuuito dessas diquinhas!!!

Um comentário:

Juju e Beto disse...

Eu AINDA não surtei! hihihi