27 de maio de 2011

O que pedir no chá-de-panela?


Desde o começo dos preparativos eu sabia que queria chá-de-panela, e não de lingerie. Primeiro porque nós estamos montando nosso cantinho, e achei que o mais prudente seria montar todo o cafofo, deixar a cozinha bem lindinha, pronta, esperando por nós. E em segundo, porque confesso que não me sentiria em mostrar calcinhas, camisolas e afins na frente de todo mundo, especialmente na frente das minhas tias e da minha sogra. Sim, eu tenho meu lado tímida, e gosto muito de cuidar da nossa intimidade, daquilo que é nosso e de mais ninguém. Enfim, decisão tomada, era hora de fazer um levantamento do que seria preciso para nossa cozinha! Recorri a blogs, a sites de marcas de utensílios domésticos e, é claro, à consultoria especializada, da qual participaram minha irmã e a esposa do meu pai. Ah, e nas lojas a gente também descobre a existência de várias coisas, meninas! É super divertido :)

Eu fiz listas em duas lojas de artigos para cozinha e decoração, a Via Inox, em Capoeiras e na Roka Decorações, que tem um espaço no Centro e outro no Shopping Iguatemi. Nesse momento, minha intenção foi facilitar a vida das convidadas: havia uma lista no continente e uma lista no centro, além de estar em um dos shoppings da cidade. Localização é tudo, e como eu valorizo lugares de fácil acesso e com estacionamento, quis fazer isso pelas minhas convidadas também.

Vocês vão receber a ajuda das meninas das lojas, mas a intenção delas normalmente é te empurrar as coisas mais caras. Em muitos momentos eu precisava lembrá-las de que era lista de chá, pois elas achavam que estavam fazendo lista de casamento. O ideal é sugerir presentes de R$10 até uns R$50, R$60, pois você precisa pensar em todo mundo que vai à sua festinha. Tem pessoas que te amam e que fazem questão de te presentear com algo que você escolheu, mas elas nem sempre podem gastar o quanto gostariam, e é elegante que você escolha presentes que se adequem a todos os tipos de bolso. Você vai morrer de amores pelas taças, pelas bandejas, pelas panelas, pelos jogos de jantar, pelas bomboniéres, mas calma! Existem coisas que você vai pedir na lista do casório e coisinhas - essencial para a parte mais operacional da casa - que você precisa pedir, e que se não pedir, prepare-se para gastar um bom dinheirinho com elas.

  • Tupperware - vários tamanhos de modelinhos. Nunca é demais! Eu preferi materiais mais resistentes, como vidro e inox, e adorei o que ganhamos;
  • Jarra de vidro;
  • Copos de vidro;
  • Frigideira;
  • Panquequeira;
  • Leiteira;
  • Formas de assar, de tamanhos diferentes;
  • Tesoura;
  • Facas;
  • Pegador de massa;
  • Pegador de gelo;
  • Ralador;
  • Cortador de pizza;
  • Colher para suco;
  • Colher de arroz;
  • Espátulas pequenas para manteiga;
  • Espátula;
  • Espumadeira;
  • Espátula de silicone (aquela pra tirar o brigadeira da panela, perfect!!!);
  • Concha;
  • Plaina para queijo;
  • Garfo trinchante;
  • Descascador de batata;
  • Abridor de lata;
  • Abridor de garrafa;
  • Abridor para vinho;
  • Tábua de cortar pão;
  • Tábua;
  • Baldinho de pipoca;
  • Açucareiro;
  • Porta-manteiga;
  • Porta-frios;
  • Cestinha para pão;
  • Relógio de parede;
  • Coador de suco;
  • Colher de pau;
  • Colher para sorvete;
  • Escorredor de arroz;
  • Escorredor de macarrão;
  • Espremedor de alho;
  • Pá para lixo (eu ganhei uma de oncinha liiinda);
Enfim, meninas! É uma sugestão dentro do que eu pedi e dentro do que uma cozinha de fato precisa. Vale nessa hora contar com a ajuda da mãe, da sogra, da tia, da irmã mais velha, do noivo... Tudo vai variar com a necessidade e o gosto de vocês! São coisinhas baratinhas, mas que juntas somam um valor considerável, que você pode usar para curtir ainda mais a lua de mel, certo? Além disso, por mais feminista que você seja, seu lado mulherzinha vai AMAR ganhar tantos mimos para casa, e por mais que você não tenha lá muita habilidade na cozinha (como eu), vai curtir e ficar louca para usar tuuuudo! Enfim, casamento traz aquela onde de sensações que a gente nem sabia que tinha!

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei as dicas.

Beijo,
Vivi

Andrezza Maris Fracasso disse...

Amei a dica!
Lindo blog.
eudeveuegrinalda.blogspot.com

Bjinhos!