10 de maio de 2011

Preciso dar uma lembrança aos padrinhos quando for convidá-los?

Não existe em nenhum manual de etiqueta que diga que você precisa dar uma lembrancinha aos padrinhos. Agora, é diferente se você acha importante, se te agrada oferecer uma coisinha fofa como agradecimento por apadrinharem o casal. Se você gosta da idéia, sobrou um dinheirinho e tem tempo e vontade de fazer, eu digo que você deve desenvolver a idéia. Eu acho super fofo, tem muita coisa bonita que você pode usar como presentinho! Vou fazer um post sobre isso qualquer hora, que tal?

Mas de onde surgiu essa história de dar uma lembrança aos padrinhos?

Para ser bem sincera, eu acho que essa foi uma necessidade criada pelo mercado. Na verdade, trata-se de uma "tradição" recente, quando as pessoas viram (e eu acho isso fantástico) o incrível potencial da indústria de casamento e o quanto poderiam incrementar, transformar sonhos em coisas tangíveis, personalizar idéias, e sim, transformar suas paixões (artesanato, bijuteria, qualquer coisa) em um negócio lucrativo!

Quanto definimos quem seriam os nossos padrinhos, eu quis fazer várias coisas. Queria algo diferente, inovador, e é claro que não encontrei. Aí fui desanimando, tudo o que eu queria precisava encomendar em outras cidades, o custo do projetinho aumentou e eu vi que estava me estressando demais com algo que deveria ser prazeroso. Foi quando coloquei a cabeça de volta ao eixo e vi que essas pessoas maravilhosas que queríamos convidar como padrinhos ficariam felizes apenas com nosso convite, e isso seria o maior presente de todos. Aí lembrei de quando fui convidada para madrinha do casamento do meu irmão mais velho, e como fiquei honrada com o convite, e de como não senti falta de nada, absolutamente nada material. O maior presente eu já ganhara: foi confiada a mim a tarefa de encaminhá-los ao altar, de testemunhar a união deles. Foi então que decidi que não teria lembrancinha, mas sim um convite sincero, cheio de alegria, de amor, e era isso que nos importava!

Minha opinião é que você deve fazer aquilo que tem vontade, e que vai te deixar mais feliz e realizada. Não faça porque todo mundo faz, e também não faça porque eu não fiz, ou porque não existe obrigação de fazer. Seja fiel à sua vontade, ao que você idealizou, àquilo que vai fazer esse teu momento noiva ainda mais especial!

Agora, para as recém-casadas que já fizeram suas lembrancinhas, o blog quer dicas!!!! Pode deixar aqui nos comentários que nós vamos adorar!!!

4 comentários:

Ju Sizinando Rossi disse...

Fezinha, adorei o post. Eu já fui madrinha de casamento várias vezes, e apenas em algumas eu recebi presentinho.
Também não acho que seja fundamental, mas com certeza os padrinhos adoram, né?
No nosso casamento convidamos todos os padrinhos entregando a eles a champanhe que serviríamos no casamento, porém com rótulo personalizado na frente e atrás. Na frente tinha a nossa caricatura dentro de um brasão e dizia "dindos da Ju e do Gu". Atrás tinha uma homenagem bem linda, personalizada para cada padrinho e madrinha.
Eu mesma que fiz e colei o adesivo, então ficou bem acessível.
Adoro chegar na casa dos dindos agora e ver a garrafa enfeitando a casa de todos. Ihihiihihi.
Quer que eu mande fotinho? Beijos!!!

Daiana disse...

Oi Fernanda ! Tudo bem?
Não é obrigatório, e seus padrinhos (que são pessoas especiais e te conhecem BEM) não ficarão nem um pouco chateados se vc não der.
Eu também não iria dar nada, mas encontrei uma lembrancinha linda na POP PAPER BOX (tem o link no meu blog) que você fala o valor que pode pagar e elas pensam em algo. Gastei menos de R$ 150,00 reais para 24 padrinhos, uma lembrancinha pra cada um (pois nem todos são casais). Enfim, espero ter ajudado.
Beijos
Daia
http://realizandoumsonhoembh.blogspot.com

Rosiane disse...

Oi Fê!!

no meu casamento eu fiz corações de feltro (tem foto no meu orkut)e pendurei na árvore francesa que ficava na entrada, e quando um casal de padrinhos ia embora eu arrancava um coração da árvore e dava junto com um doce mineiro a palha italiana, que usei no lugar dos bem casados, e uma latinha mint to be personalizadas e com mini balinhas e dentro de saquinhos de organza. Também distribui sauinhos de celofane com sapinho chaveirinho de sapo com oração do desencalhe para quem não pegou o Greg o sapo principe que joguei no lugar do buque...

espero ter ajudado!

beijokas

Denise Duarte disse...

Oi Fê! Eu fiz uma caixinha com 5 barrinhas de chocolate, e nas 3 barrinhas do meio coloquei
"Fulana e Beltrano"
Aceitam ser nossos padrinhos?
Denise e Daniel - 12/11/11

Te mando foto!

bjbjbj