25 de outubro de 2011

A noiva do vestido vermelho

Confiram meu texto sobre vestido vermelho para noivas, que escrevi para a coluna Moda para Casamento, no blog da cerimonialista Mari Ferraz.

Eu achava que noiva só se casasse de vermelho na novela, igual a Bibi de Insensato Coração, lembram? Eu lembro bem, pois achei o máximo. E achei a cara dela. A personagem era extremamente bem resolvida e muito segura em todos os aspectos da sua vida, e a escolha da cor vermelha para o vestido de noiva apenas refletiu a mulher que ela era. Mas eis que uma noiva, agora na vida real, também decide se casar de vermelho e achei sensacional. É claro, é lógico que é uma coisa um pouco chocante para nós, tão acostumados a ver noivas casando só de branco. Tudo culpa do que? Do hábito, é claro! Tudo aquilo que é diferente aos nossos olhos, diferente daquilo que estamos acostumados nos causa estranheza. 

Lembro que em 2006, se não me engano, quando eu nem namorava meu atual marido e nem trabalhava com casamentos, uma amiga se casou e a decoração da festa seria em preto e branco. A mãe detestou a idéia, a vó quase infartou e muita gente disse que não ia ficar legal. Mas ela bancou a idéia, e a decoração não só ficou linda e extremamente elegante, mas surpreendeu a todos, principalmente os faladeirinhos de plantão. Mas o que a decoração do casamento da minha amiga tem a ver com a noiva de vermelho? Acredito que, em qualquer situação da vida, a gente deve aprender a fazer valer aquilo que a gente aprendeu sobre respeito. Respeitar uma pessoa mais velha, respeitar pai e mãe, respeitar a crença e a religião do outro, respeitar culturas diferentes, hábitos diferentes e principalmente, respeitar o gosto do outro. 

Eu, como consultora de imagem, exercito o respeito ao gosto do outro diariamente. Não cabe a mim dizer o que é certo e o que é errado quando a gente fala em gosto pessoal, em escolhas. Cabe a mim ajudar a pessoa a se vestir da melhor forma, valorizando suas qualidades, disfarçando alguma coisinha que ela não goste, mas sem mexer naquilo que a pessoa é, naquilo que a pessoa gosta. Se uma noiva chegasse para mim com a proposta do vestido vermelho, eu adoraria a idéia, e tenho certeza de que ela me daria pouquíssimo trabalho, pois uma pessoa que escolhe essa cor para o vestido de noiva tem personalidade de sobra, sabe o que quer e é extremamente segura das suas escolhas. Em segundo lugar, em se tratando de casamento, acredito que uma coisa prevalece acima de qualquer outra: quem faz o casamento são os noivos, e a festa deve ser a cara deles. Cabe a você, enquanto convidado, curtir ao máximo tudo que eles prepararam com muito cuidado, aproveitar com eles e admirar cada detalhe, ainda que você não goste de determinada flor, não escute determinado tipo de música, não coma tal coisa, não goste da doceira ou pense que uma noiva tem que casar de branco. Para a noiva que quer casar de vermelho, de amarelo, de champanhe ou da cor que mais lhe agradar, eu só tenho uma coisa a dizer: isso é pra quem pode, não pra quem quer! Porque não dá pra ser um personagem , tem que ser você, e isso vale para tudo!!!

E você, o que pensa sobre isso?

Nenhum comentário: