7 de julho de 2010

Casamento & Gastronomia

O casamento, apesar de ser uma instituição ainda tradicional, tomou ares mais modernos e o cardápio evolui com ele. Hoje em dia é possível servir uma variedade de delícias sem deixar de lado estilo e sofisticação. Comer virou moda e a gastronomia permitiu que as pessoas saíssem daquele jantar 'engessado' para servir aquilo de que gostam, o que há de mais novo, cardápios personalizados e temáticos. As alternativas são muitas e todas muito ricas, tanto no sabor quanto na estética. A escolha do que servir alinhava o estilo da sua festa, dá o tom que você quer que ela tenha através do cardápio.

Independente do buffet que você irá escolher, é preciso conciliar a escolha dos pratos com o clima da estação. Fui a um casamento no verão em que serviram escondidinho de carne seca. Uma delícia, isso não se discute, mas o consommé estava tão quente que eu mal conseguia segura-lo, e depois não conseguia comer. Fora o quenturão que bate. O mesmo vale quando você decide se casar no mês de julho e servir de entrada uma mesa de frios ou ainda um buffet de sushi. Lindo, delicia, chiquérrimo. Mas as pessoas vão ficar desconfortáveis. Elas já vão chegar com frio, ainda não beberam nada e querem mais é ficar quentinha. Escolha com atenção cada prato, combine com o estilo da festa, com o que agrada aos seus paladares e principalmente que case com o tempo lá fora.

Serviço à Francesa
É o modo mais sofisticado e elegante de servir, mas também o mais cerimonioso. A mesa deve ser posta com a maioria dos talheres e louças, de acordo com o cardápio que será oferecido. Todo o serviço fica por conta dor garçons, que devem ser treinados para a ocasião. Todos os pratos da mesma comida são servidos ao mesmo tempo, nas mesas onde os convidados estão sentados. O garçom deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva. Este tipo de serviço exige um alto nível de formalidade: os lugares devem ser marcados, o garçom deve ter muita prática, os cuidados devem ser redobrados e a etiqueta seguida à risca.

Serviço à Inglesa
Trata-se também de um serviço refinado, o que o diferencia é que os convidados não precisam pegar os talheres da bandeja para se servir, o garçom o fará. Somente o prato principal é passado nas bandejas, os demais pratos são servidos individualmente, já saem da cozinha porcionados e decorados pelo chef.

Serviço à Americana
É o famoso buffet. A comida fica posta em grandes mesas e são os convidados que levantam para se servir.

Os três tipos de serviços acima indicam que a festa contará com um jantar completo, a suprema delícia. Se optarem por servir tudo a que seus convidados têm direito, saiba o que compõe um jantar deste tipo:
- Canapés: podem ser servidos em bandejas volantes pelos garçons ou ainda em pequenas bandeijinhas deixadas em cada mesa;
- Entrada ou caldo;
- Primeiro prato: geralmente serve-se uma saladinha, mas pode ser também um crepe, risoto, uma massa;
- Prato principal: carne, ave ou peixe, com acompanhamentos;
- Sobremesa: vale a famosa mesa de docinhos;
- Bolo.

É claro que esse cardápio pode ser simplificado: entrada, prato principal, docinhos e bolo formam uma combinação perfeita e um jantar pra lá de completo!

Serviço Volante
Este tipo de serviço é usado quando se tem um grande número de convidados e é impossível sentá-los todos, ou ainda para garantir um tom de informalidade ao evento, dando uma cara bem de festa. É interessante providenciar algumas mesas, para a família, grávidas e idosos, e montar alguns lounges para que as pessoas possam sentar e descansar vez ou outra. É o chamado serviço empratado, onde a comida é servida em porções reduzidas de pratos de jantar. A comida já vem no consommé porcionada individualmente e entregue aos convidados pelos garçons.

Coquetel com prato quente
É o famoso coquetel que todo mundo conhece: canapés, barquetes, entradinhas gostosas e finger food. Para completar o cardápio e dar aquela sensação gostosa no estômago, sirva um prato quente. Vale risoto, massa, sopa, creme. Dá pra escolher de acordo com a estação, região, gosto dos noivos, fazer alguma coisa temática.
Neste caso a equipe de garçons passa pelo salão com bandejas onde estão os quitutes e é montada uma mesa que acomode o rechaud com o prato quente. O ideal é que se sirva algo que não utilize faca, para facilitar a dinâmica da festa.

Bolo e Champagne
Para os casais mais discretos e também para os que procuram uma forma mais simples e econômica de celebrar, eis uma forma simpática e charmosa de brindar o grande dia. Esta opção pode ser servida em qualquer horário, mas combina mais com os períodos da manhã e da tarde. Pode ser feita na casa da noiva, do noivo, em algum espaço alugado ou até mesmo no salão paroquial - há igrejas que oferecem salões pra lá de fofos!
Sirva um champagne de boa qualidade, um bolo lindo e gostoso e alguns docinhos finos. Se quiser incrementar, encomende alguns canapés, só pra não deixar aquela vontade de um salgado, mas o charme da opção fica no brinde, que casa perfeitamente com aquele bolo delícia de casamento.

Brunch
Recomendado para ser servido em casamentos cujas cerimônias começam pela manhã ou bem no comecinho da tarde, o brunch é a mistura de café da manhã com almoço. O cardápio é bem variado e inclui cafés, chocolate, sucos, chás, mesa de frios, pães variados, bolos e também pratos mais incrementados como crepes, panquecas e tortas salgadas. Mas esta também é uma opção bem democrática. Você pode servir um prato quente como risoto, massa ou strogonoff. Quanto às bebidas, você ainda pode incluir champagne, vinho e também uma cervejinha para animar a festa!

Ilhas
São como as mesas de jantar, mas menores e com um tipo de comida em cada ilha. Dá pra brincar bastante: massas, crepes, sushis, comida árabe, yakissoba, carnes, frutos do mar, saladas, comidinhas de boteco... O ideal é ter pelo menos uma ilha de comida fria e outra quentinha. Os convidados escolhem o que e quanto vão comer, durante todo o período da festa.

Independente do que está escrito aqui, vale usar e abusar da criatividade, escolher comidinhas gostosas que vocês adorem e que sabem que vai fazer o maior sucesso entre o pessoal. Aproveite a quantidade de oferta que há no mercado, converse com os chefs - eles são super criativos e adoram inovar. E não esqueça de incluir a degustação no seu orçamento, esta é a melhor parte! Bon apetit!

Nenhum comentário: