12 de julho de 2010

Como escolher o salão para a festa de casamento!


Escolher o local da festa não é tarefa fácil. As opções são muitas e todas elas deveras tentadoras. Antecedência, paciência e um cálculo minucioso compõem a fórmula para encontrar o local que acomode uma festa lista e que apresente um bom custo benefício. É uma tarefa cansativa, mas ao mesmo tempo deliciosa. É nesse momento que o casamento começa a se desenhar de verdade, onde toda a festa passa a ganhar forma. Aqui, conto pra vocês as dicas para encontrar o lugar perfeito, sem cair nas armadilhas que têm por aí!

- A lista de convidados define o local da festa. A partir dela, descarte locais muito grandes (você vai ter que investir pesado em decoração para não sobrarem espaços em branco) e muito pequenos. É preciso considerar que a lista sempre aumenta e que muita gente não confirma presença (não vale convidar achando que a pessoa não vai), e nada pior do que um bando de gente abarrotada dentro de um salão que não comporta o número de convidados.
- Defina o que é prioridade para você e fique com as opções que atendam os seus requisitos.
- Lembre-se de que fotos e uma carta de apresentação super elaborada do espaço não garantem nada. Você vai precisar visitar os locais, checar sua estrutura, se pintura, fachada e cozinha estão em bom estado de conservação, observar cada detalhe. Isso exige tempo, paciência e muita boa vontade.
- Há espaço suficiente para a pista de dança?
- Tem ar concidionado?
- Tem estacionamento? Se sim, é pago? Haverá vagas suficientes para todos? Os convidados terão de andar muito do estacionamento até o salão? Se não, é seguro estacionar na rua?
- Tem gerador, para o caso de faltar luz?
- Banheiros: importantíssimo e muita gente esquece. Exija no mínimo dois banheiros, e com boa área de circulação. Observe também se há banheiro para deficientes, acesso para cadeirantes e fraldário.
- A manutenção dos banheiros e a limpeza do salão estão incluídas no aluguel?
- Como é a instalação elétrica? Lembre-se de que vai usar câmeras de vídeo e som!
- Certifique-se que horas o local estará disponível para recepção e montagem dos materiais.
- Certifique-se que horas o salão fecha suas portas. Se o salão fecha às 3h, por exemplo, a cerimônia deve iniciar mais cedo, para que todos os momentos tenham um ritmo bom e você não precise acabar a festa mais cedo.
- Qual o valor do aluguel do salão?
- É preciso contratar o buffet do próprio salão?
- É preciso contratar o economato do próprio salão?
- Além da questão do buffet, é preciso observar cada item separadamente na hora de tratar do aluguel. Muitas empresas colocam valores altos para seus cardápios, mas em compensação oferecem toda a locação de materiais. Outras estipulam um preço mais baixo para o buffet, mas em contrapartida, tudo deve ser locado fora. Não se engane. O aluguel de cadeiras, por exemplo, não custa R$5. Ele custa R$5, multiplicados pelo número de convidados. O mesmo vale para copos, taças, guardanapos de pano, consommés, sousplat, pratos e talheres. Também entram nessa brincadeira tampões de mesa, toalhas... Um dos maiores erros é levar em conta apenas o valor da locação, considerando que, trazendo um buffet de fora você consegue negociar um valor mais em conta para o cardápio. Sem analisar os itens que eu citei acima, fica difícil saber quanto custa de fato o aluguel ou o buffet. A lista proposta no post Checklist Inteligente te permite saber tudo o que a festa vai precisar. A partir dessa lista você pode começar a triagem dos buffets, avaliando quais deles oferecem as melhores opções.

Nenhum comentário: