6 de julho de 2010

Estilos de Casamento

Pesquisei alguns tipos de cerimônia e recepção para ajudar você a definir o estilo do seu casamento. Hoje em dia as opções são tantas que dá pra usar e abusar da criatividade sem perder o toque de elegância com que toda noiva sonha. Nesse momento, quem dá as regras do jogo é o casal. Os pais, os sogros, os amigos podem até dar palpite, mas resistam. O que vale é a vontade de quem está casando. Nada mais lindo do que um casamento ‘a cara dos noivos’. E não esqueça que o estilo de casamento também precisa respeitar o seu orçamento. Não adianta dar aquele festão e depois colocar a televisão em cima da caixa!


Casamento Formal

É um casamento grande, com direito a toda pompa possível. É uma festa para um grande número de pessoas, devendo você prestar atenção no tamanho da igreja e do local da recepção. Quando eu digo casamento grande, me refiro a casamento para mais de trezentas pessoas. Claro que não é difícil chegar nesse número e nãoé porque você tem essa quantidade de convidados que você precisa aplicar esse estilo. Estamos falando aqui de um tipo de festa muito glamurosa, onde se fazem presente muitas regras de etiqueta, muita formalidade e é claro, muito dinheiro.

- Deve ser celebrado à noite, após às 20h;

- O estilo é mais solene, principalmente para as músicas;

- A decoração pede muito requinte, grandes ornamentos e flores nobres;

- A comida deve ser servida em mesas, e todos os convidados devem estar devidamente instalados;

- Esse tipo de festa exige espaços amplos, principalmente na pista de dança;

- Dita a etiqueta que o véu da noiva deve ser longo, entre um e quatro metros, e este deve arrastar-se pela nave da igreja e durante toda a festa;

- Após às 21h, os homens devem usar casaca ou, no mínimo, fraque. Os padrinhos devem acompanhar o traje do noivo.

- Para as mulheres, fica a regra do bom senso, desta vez aliado a muito glamour na hora de escolher o vestido.

Esse tipo de casamento é mais comum entre famílias tradicionais, entre a realeza e é claro entre as celebridades. Muita pompa, muito glamour, muito dinheiro. Pouca intimidade e curtição do casal. Acredito que algumas regrinhas de etiqueta são sempre bem-vindas, mas o que mais vale é curtir a festa, abraçar seus amigos e registrar esses momentos naquelas fotos lindas e casuais. Dançar com suas priminhas, com seus avós, ir até o chão com suas amigas queridas, ver o noivo dançando YMCA com seus melhores amigos. Não tem pompa que ganhe dessa curtição!


Casamento Tradicional

É aquele casamento que estamos acostumados a freqüentar. Exige uma certa formalidade, mas o que mais se faz presente é a vontade do casal, o estilo deles. O espaço da igreja e da recepção não precisam ser tão grandes, mas devem ser igualmente planejados.

Pode ser feito em algum clube e até mesmo na casa de um dos noivos, se esta comportar o número de convidados. Aliás, eu acho a coisa mais chique do mundo um casamento assim. A sua casa é o local da sua história, da história da sua família. É o ambiente que viu você crescer e passar por vários momentos. Planejando com carinho o espaço da sua casa, o casamento pode ficar ainda mais inesquecível.

- O cardápio pode variar. Está liberado um coquetel um prato quente ou então o bom e velho jantar;

- O vestido da noiva é longo e tradicional, com qualquer comprimento de véu. Este pode ser retirado após a igreja;

- O noivo pode escolher entre o fraque ou algum terno escuro.

Nesse tipo de recepção, você aproveita cada momento. O casal é menos requisitado e mantém o toque de elegância com que toda noiva sonha.


Casamento Informal

Geralmente realizados pela manhã ou pela tarde e o que predomina é a espontaneidade. É uma festa especial e que normalmente fala sobre o estilo do casal. Tem aquele casal que adora praia, aquele que adora campo ou ainda aquele mais discreto para o qual o bolinho com champagne é a opção mais gostosa. Dizer que um casamento é informal não o torna menos elegante, menos sofisticado e por favor, não se iludam, não o torna mais barato. Quando falo em casamento informal, refiro-me às celebrações que fogem dos ambientes tradicionais.

- Não existem regras para serviço de buffet, o que vale sempre é o bom senso e adequar o cardápio ao clima e ao ambiente escolhidos.

- Quanto aos trajes, eles podem variar e se adequar a cada situação.

Nos próximos posts, irei detalhar a organização de alguns tipos de casamento informal:

  • Casamento na praia;
  • Casamento no campo;
  • Casamento temático;
  • Mini Wedding;
  • Destination Wedding.

Nenhum comentário: