6 de julho de 2010

Que horas?

Para quem ainda está definindo como será a festa, pensar no que cada horário oferece pode ajudar a delinear o estilo do casamento. Muita coisa é decidida a partir disso: os trajes, a decoração, o cardápio. Preste atenção nas dicas que seguem!

Casamentos pela Manhã
No melhor estilo easy, breeze and beautiful, casar pela manhã é um charme e permite que você use a luz natural para tirar fotos lindas e ainda ter aquela festa que segue a tarde toda!

- Verifique a disponibilidade da igreja e pense em toda a logística dos fornecedores. Tudo deverá estar organizado desde cedo: cerimonial de plantão, floristas e decoradores a postos. Cheque que horas a igreja estará aberta, deixe tudo programado. Pegue o telefone da secretária da paróquia, garanta que tudo funcionará bem!
- Não marque para antes das 11h. Permita que todos - inclusive vocês - possam dormir bem, tomar um bom café da manhã e se preparar com calma, sem correria. Por volta das 13h seus convidados estarão acomodados e prestes a provar as delícias da sua festa, exatamente na hora que bate aquela fominha.
- Já que escolheu este horário, programe o casamento para o final de semana, assim você garante a presença dos seus convidados.
- O frescor da manhã contribui para um aspecto mais natural, então é conveniente vestir-se de acordo. Esqueça os brilhos, tons escuros e tecidos pesados.
- Os vestidos na altura do joelho estão liberados e os modelos simplificados são os que mais combinam. Abuse de piquê, panamá, crepe, sedas foscas, tussor, rendas opacas e linhos bordados.
- Jamais, jamais, jamais use roupa branca. Só para a noiva.
- A noiva está dispensada de usar véu. O comprimento do vestido vai depender apenas de sua preferência.
- Para eles, a cor do terno vai escurecendo conforme o horário do dia. Vale os ternos areia, cinza-claros ou cáquis, tanto para padrinhos quanto para convidados. Continua valendo o curinga terno azul marinho + camisa branca + gravata, sempre de acordo com a formalidade do evento.
- A decoração segue a mesma linha dos trajes. Flores frescas e algumas velas arrumadas com bom gosto e leveza substituem arranjos monumentais.
- Quanto ao cardápio, você pode servir a refeição completa como se fosse à noite, respeitando a combinação dos pratos para o horário. Uma boa idéia é servir um brunch, que é a mistura de café da manhã com almoço que pode se estender por toda a tarde.

Casamento à Tarde
- Continua valendo a regra em que a igreja é prioridade. Certifique-se dos horários disponíveis e, se for casar no verão, escolha a parte da tarde em que já está mais fresquinho.
- Às 15h é o horário ideal para quem quer uma festinha discreta, no melhor estilo bolo com champanhe.
- O final da tarde é perfeito para quem quer uma comemoração com características noturnas, mas que não se estenda madrugada adentro. Vale servir canapés, champagne e bolo; um coquetel mais elaborado com prato quente ou ainda uma refeição completa por volta das 20h.
- Quanto à vestimenta, este horário já pede um pouquinho mais de formalidade. A cerimônia, em geral, acaba com uma festa noturna. A roupa deve seguir este meio-termo. Os vestidos podem ser curtos ou longos, sem grandes bordados ou brilho em excesso - mas com algum toque solene que a ocasião exige.
- Para eles, no fim da tarde estão liberados os ternos mais escuros: cinza ou marinho.

Casamento à Noite
Se seu desejo é um casamento formal ou uma festa mais glamurosa, este horário te dá de presente o fascínio da cena noturna!

- Hoje em dia está na moda casar em dia de semana, mas pra mim nunca vai sair de moda ir a uma festa em sábados, em que você está descansado e teve tempo para se arrumar tranquilamente. Além disso, a maior parte dos seus convidados trabalha e enfrenta o trânsito pesado das cidades grandes. Lembre-se de que, cansados, seus convidados aproveitarão menos e a festa vai ter que estar muuuito animada para durar até a madrugada.
- A noiva atrasar uns minutinhos é natural, espera-se por isso. Ela demorar mais de meia hora, ainda mais à noite, já provoca algumas coisinhas chatas. Além de aumentar a fome dos seus convidados, o atraso implica atrasar todo o serviço de buffet programado.
- Mais brilho nos figurinos e uma decoração mais elaborada estão liberados. Quanto mais tarde for a cerimônia, mas sofisticado o clima do casamento. Isso também vale para os homens: mais tarde, mais formal, terno mais escuro. E sempre com gravata!


Um comentário:

Michelle Werlich disse...

ACHO SIMPLESMENTE LINDO CASAMENTOS DE DIA, não desmerecendo os do período noturno.
Mas já imaginou casar na praia com aquele pôr do sol? "Simples"mente lindo!
:D