20 de julho de 2010

Por que se usa a aliança no quarto dedo?


No dia do nosso noivado, minha sogra, Dona Bernadete, me entregou uma carta linda, que continha uma mensagem a mim e ao Diogo. Hoje abro essa mensagem aos leitores aqui do site, pois ela demonstra a importância do compromisso assumido com o casamento:

"Existe uma lenda chinesa que explica de maneira bonita e muito convincente este costume: os polegares representam nossos pais e os indicadores, os irmãos e os amigos. Os dedos médios representam você mesmo e os dedos anelares (quarto dedo) teus pares. Os dedos mínimos representam os filhos. Os pais estão destinados a não viverem conosco. Um dia eles partem e nos encontram na eternidade. Os irmão e amigos estão destinados a trilharem caminhos diferentes, como casarem e terem filhos. Já os nossos filhos também se vão em busca dos próprios destinos. Finalmente os dedos anelares: nossos pares, não nos separamos deles. Estão destinados a viver sempre juntos, até o último dia de suas vidas."

No domingo fizemos um café na casa de uma amiga, estávamos em quatro mulheres, entre noivas e casadas, e é claro que toda a conversa rolou em cima do assunto casamento. Uma delas disse que certa vez, em uma cerimônia de casamento, ouviu o padre dar o conselho que ela considera o mais importante: que eles vão se amar acima de qualquer coisa. Que um estará em primeiro lugar na vida do outro, no sentido de preocupar-se, de valorizar e de amar. Que o esposo e a esposa devem vir antes dos filhos, do pai, da mãe, dos irmãos, do trabalho. E hoje de manhã, pensando em tudo o que minha amiga disse, lembrei dessa mensagem e conectei o sentido das duas. O que o padre quis dizer não foi no sentido de que qualquer outra pessoa deve ser preterida em favor do cônjuge. O que ele quis dizer foi que cada pessoa vai seguir seu caminho, uns antes, outros depois. Nossos pais vão nos deixar mais cedo e nossos filhos vão nos deixar para criarem suas próprias histórias lá na frente. Mas quem fica são nossos companheiros, cujo compromisso está marcado nos dedos anelares, e por isso eles devem ser amados, respeitados e valorizados, pois são eles que estarão conosco para sempre!

Um comentário:

Bernadete disse...

Oi minha norinha querida, seu blog é bastante interessante e providencial para as noivas e jovens senhoras... entretanto hoje cabe a mim fazer um comentário especial sobre o uso da aliança no dedo anelar, uma vez que você faz referência ao que lhe escrevi em seu noivado.
Realmente quando se encontra um amor amigo encontra-se o mais valioso dos tesouros.
Fico duplamente feliz: Por vocês e até de forma egoísta por mim, que desde já repouso confortavelmente na certeza que o encontro de vocês, foi um "encontro de almas" com uma cumplicidade ímpar, que será eterno.Beijos
Bernadete