15 de julho de 2010

Dicas para escolher o Buffet


Na última terça feira nós assinamos o contrato que mais nos deixava preocupados: finalmente, nosso casamento já tem buffet! Estou super contente com a nossa decisão, pois nosso cardápio está nas mãos de um profissional super experiente e competente.

Definir os pratos é uma tarefa difícil e confiar a maior atração da festa a alguém é algo que exige confiança e indicações fortíssimas. Nos últimos dois meses minha caixa de entrada ficou lotada com opções de carnes, peixes, saladas, entradas. Recebi várias propostas, conversei com muita gente, negociei mudanças nos cardápios e preço, principalmente - eu não tenho o menor constrangimento em chorar desconto. Meu problema é que eu não me contento com pouco e desconfio de tudo - haja paciência. A vantagem é que quando decidimos por algum profissional, tenho certeza de que foi a melhor escolha. Aqui, deixo as minhas dicas para você escolher um buffet que não te dê dor de cabeça!

- Pergunte para todo mundo que já contratou o buffet como a equipe trabalha. É claro que a pessoa vai querer vender o peixe dela, então desconfie das referências dela e cheque tudo, minuciosamente.
- Leve em consideração a experiência. Quem a tem já está mais acostumado com a loucura da cozinha, já conhece a dinâmica do dia e garante serviço eficiente para o número de pessoas. O timing é algo muito importante, principalmente quando o serviço é jantar. É preciso que todos os pratos estejam montados, lindos, quentinhos e saborosos ao mesmo tempo e que a reposição seja contínua. Para dar conta disso, experiência faz diferença.
- Não faça nada na base da confiança. Especifique tudo no contrato e jamais deixe alguma brecha. Todos os pratos devem constar no contrato, de forma detalhada. Infelizmente, a confiança não te garante nada no dia da festa, e tendo um documento em mãos você pode cobrar o que foi combinado.
- Não aceite cardápios prontos e desconfie de quem quer te empurrar alguma coisa fixa. Quem trabalha com alimentação e não é flexível nesse sentido, passa apenas uma mensagem para mim: 'não sei fazer o que você está me pedindo'.
- Pergunte ao chef se há alguma exigência para fazer os pratos que você quer. Cheque a cozinha do clube e garanta que a pessoa terá um ambiente bom para trabalhar.
- Certifique-se de que todas as peças para montagem das mesas do buffet estão incluídas no orçamento - e especifique este item no contrato.
- Apresentação é tão importante quanto o sabor, então peça fotos dos trabalhos já realizados.

Boa sorte e Bon apetit!

Nenhum comentário: