22 de fevereiro de 2011

Especial Convites - parte I

O convite do casamento tem duas funções, segundo a especialista Vera Simão, uma das mais respeitadas assessoras de casamentos do país. A primeira delas é informar data, local, quem está casando, pedir confirmação. A segunda, e não menos importante, é mostrar ao convidado o que o espera: o convite define o grau de formalidade do evento, o clima da festa e permite aos amigos e familiares imaginar o que vão usar na festa.

Mas o que considerar na hora de escolher o convite do seu casamento?

Seu estilo e o do noivo: se vocês são pessoas mais artísticas e menos formais, deixe essa característica transparecer no convite, que deverá primar pela originalidade. Se, ao contrário, vocês são mais tradicionais, opte pelos estilos eternamente chiques.

A formalidade da festa: além do seu estilo, é importante levar em conta o grau de formalidade do evento, já que até pessoas normalmente mais despojadas muitas vezes resolvem casar-se de modo bem tradicional. Nesses casos, o convite deve seguir a linha escolhida para a festa, até porque ela dá aos convidados a noção do que será a cerimônia e de como eles precisarão se apresentar.

O tamanho do convite: há uma enorme variedade de tamanhos e tipos de papel. Como escolher? Os maiores, de 27cm por 20cm e similares, estão entre os mais tradicionais. Mas os menores podem ficar superelegantes, escritos na horizontal ou na vertical. (Gente, eu adooooro esses modelos grandes! Gosto da imponência que eles trazem, e acho super clássico - o clássico não tem erro!)

O número de convidados: para uma celebração íntima, que reúna até 50 convidados, é charmoso enviar convites feitos à mão - um por um -, por um calígrafo. Em caso de mais convidados, pode-se escrever um convite à mão e imprimi-lo na quantidade necessária.

Fonte: Casar, Vera Simão.

Seja qual for o estilo que você escolher, o convite deve trazer: o nome e endereço dos noivos, a data do casamento, o dia da semana, o horário e o endereço onde serão realizadas cerimônia e recepção.

Hoje as opções de convites são tantas que a gente chega a ficar confusa da hora de escolher. O estilo do nosso casamento será bem clássico, com modelos tradicionais e alguns toques modernos - simplesmente adoro essas misturas para dar um ar contemporâneo às coisas! A minha dica é visite vários lugares, pesquise muito, veja mil modelos na internet, e não feche na hora de jeito nenhum! Vá pra casa, pense com carinho... imagine você olhando o convite daqui a dez, vinte anos! Ele ainda vai ter que ser lindo aos seus olhos... por isso mais do que seguir tendências ou sugestões do mercado, respeite o que você quer, o que você acha bonito, independente da quantidade de frufrus e lembrando sempre que menos é mais, até em papelaria!

Essa semana vou me dedicar a tirar todas as dúvidas sobre convites de vocês, já que são minhas dúvidas também e chegamos a esta etapa da organização do casamento. Estou munida de links, de livros e de manuais de etiqueta, e se você tem alguma dúvida ou quer dar alguma sugestão, o email do blog está aberto para você se comunicar comigo!

Amanhã tem mais matéria sobre convite!!!


Nenhum comentário: