21 de fevereiro de 2011

Papetier - Atelier de Convites: a nova parceria do blog!


O Saimon Bernardes é um designer de Porto Alegre e proprietário da Papetier - Atelier de Convites, a nova parceria do blog. Conheci o trabalho do Saimon através da Carol Charlone (thanks, Carol!), uma noiva querida que conheci aqui pelo blog, e que em um almocinho me mostrou o convite do casamento dela, e eu morri de amores. No mesmo dia mandei um email para o Saimon pedindo orçamento, pois sabia que queria um trabalho como esse para o nosso casamento. O Saimon mora no Rio Grande do Sul, mas o destino fez com que ele estivesse bem naquela semana em Floripa e então marcamos um encontro para eu conhecer o trabalho dele. Fiquei ainda mais encantada. Dá vontade de casar várias vezes, para em cada uma delas fazer um convite diferente, de tantas opções lindas que ele me mostrou. Dos mais clássicos aos mais criativos, passando por preto, colorido, com conchinhas do mar, dourado... Além dos monogramas exclusivos que ele cria e que são de botar no chinelo qualquer convite da realeza inglesa! Conversamos bastante sobre casamento, sobre a indústria, sobre os profissionais do mercado e falamos principalmente da falta de opções que temos na produção de convites aqui em Floripa. Eu disse pra ele que as noivas daqui precisavam do trabalho dele e tenho a certeza de que muita gente vai adorar essa novidade! Foi a partir desse encontro e de alguns emails que fechamos a parceria entre a Papetir e o blog! Estou muuuuito contente! Espero que vocês gostem e que peçam muitos orçamentos pro Saimon!!!! para vocês conhecerem um pouco mais sobre ele e sobre o trabalho que ele desenvolve, fiz uma mini-entrevista com ele! Confiram!!!


Nome: Saimon Bernardes
Profissão: Publicitário e professor universitário
Signo: Touro
Um vício: Academia
Um pecado gastronômico: Qualquer prato com camarão
Uma viagem: Nova York
O que te dá prazer: Trabalhar naquilo que gosto e ver as pessoas felizes com o resultado.


Um pouquinho da sua história... como começou a paixão pelo design e como surgiu a Papetier?
Eu me formei em 2003 pela PUCRS em publicidade e propaganda, aos 21 anos. Daí fiz mestrado e sempre trabalhei com direção de arte e design gráfico. O interesse em desenvolver identidades visuais exclusivas para eventos surgiu com o casamento da minha irmã em 2007. Vi que não existia nada exclusivo e tudo me parecia muito igual e comum. A partir do dela, algumas das suas amigas pediram para eu desenvolver para os seus casamentos. Pensar nisso como um negócio foi acontecer no final de 2009 e no início de 2010 surgiu a Papetier - Atelier de convites.

Hoje, qual é a missão e quem são os clientes da Papetier?
A Papetier trabalha apenas com criações exclusivas, porque entendo que cada casamento é diferente, em todos os sentidos. As pessoas não são iguais. O estilo dos anfitriões deve estar evidente na papelaria. Trabalhamos desde a criação do monograma, do save the date, do convite, menu, números de mesa, lembranças... Os clientes da Papetier são todos aqueles que procuram uma personalização do seu casamento, sempre cuidando com os excessos.

Quais os diferenciais da Papetier?
- Design diferenciado, baseado em referências internacionais;
- Qualidade na produção dos materiais;
- Agilidade na entrega;
-Atendimento personalizado;
- Acabamentos especiais.

Como é o processo de criação da identidade visual de um casamento?
Converso com o casal e procuro identificar o estilo dos noivos e da festa que eles vão oferecer. A identidade visual deve traduzir esse espírito. Não adianta um casal descolado fazer uma identidade visual totalmente clássica, porque não vai combinar com eles. E são justamente esses noivos que buscam adequação que me procuram. Converso também com o organizador da festa e o florista pra ver as cores predominates para trazer isso já na papelaria.

Que dicas você dá a uma noiva que procura você sem ter idéia do que quer?
Acredito que mesmo não tendo uma noção do que realmente a noiva quer, a partir de uma olhada no meu portfolio é possível identficar o que ela não gosta e o que ela gosta. Daí já temos um bom começo.

Essa semana falaremos muito de convites e esse post é só o começo! Ah! O Saimon também está enviando pra mim alguns materiais e eu vou postar tudo aqui! Acompanhem!!!

5 comentários:

Ecommerce Market Brazil disse...

O mesmo dos cartoes? Bjusss

Fernanda, a Noiva disse...

Não, amiga! O dos cartões é o Rodrigo Lucas! Te passo o contato por email!!!

Denise Duarte disse...

Sensacional! Adorei Fê!
Beijos!

Carol disse...

Oba! Que legal ver o Saimon aqui! Quem sabe ele se empolga e muda de vez pra ilhinha! So as noivas sabem o quanto essa cidade ta precisando de profissionais assim! De qualquer jeito, mesmo longe, o trabalho eh impecavel! ;)
Beijos e boa sorte pros dois na parceria!

Carol disse...

Aaaah, to curiosa pra ver a arte que ele vai fazer pra vcs!