4 de março de 2011

The Green Carpet Challenge


Esta matéria recebi de uma querida professora da pós em Moda, e achei o máximo, não apenas pelo cunho ambiental que ela tem, mas para provar que milagres podem ser feitos apenas com nosso bom e velho guarda-roupa e as mãos de uma costureira habilidosa!

O Oscar é uma cerimônia conhecida por figurinos luxuosos e joias deslumbrantes. Looks que são cuidadosamente pensados, desenhados e costurados para serem usados… uma única vez.

A matéria-prima, o trabalho de costureiras e estilistas, tudo é descartado, em geral, depois da noite do Oscar. É verdade que as celebridades não têm que se preocupar com o preço de um novo figurino – ganham milhões de dólares e muitas vezes são pagas para usar esta ou aquela grife. Mas, para Livia Firth, mulher de Colin Firth, ganhador do Oscar de melhor ator, as celebridades poderiam se preocupar com o meio ambiente e fazer do tapete vermelho uma passarela verde.

Foi o que Livia fez com a ajuda da amiga Lucy Siegle, com quem escreveu o blog The Green Carpet Challenge (O desafio do tapete verde) para a edição inglesa da Vogue. No diário, as duas contam como foi possível fazer um look ecologicamente correto – e à altura da ocasião – para Livia.

Livia conta ao Huffington Post que não é uma ecochata: preferia viver em um mundo em que tudo fosse produzido de maneira sustentável e não fosse necessário pensar quais produtos comprar e quais evitar. Mas já que não é assim, Livia diz que não foge da responsabilidade de tentar saber qual é o impacto de suas atitudes e compras sobre o planeta e tentou transmitir essa postura no tapete vermelho.

O seu vestido – eu não imaginaria, se ninguém me contasse! – foi feito a partir de onze vestidos garimpados em brechós de Londres. Todas peças eram da década de 30, retratada pelo filme O Discurso do Rei, pelo qual Colin Firth ganhou a estatueta. O estilista Gary Harvey uniu os tecidos, em tons de rosa e bege, até chegar ao modelo que Livia desfilou no último final de semana no Teatro Kodak, em Hollywood. Nas palavras de Lucy, os vestidos foram “upcycled” – ou seja, não foram apenas reciclados, mas melhorados. As joias de Livia também eram sustentáveis: as pedras tinham certificado de procedência, atestando que não vinham de minas ilegais.

Livia é uma mulher naturalmente bonita, o que é mais de meio caminho andado, mas achei super bem-sucedido o esforço das duas de fazer um look verde para o tapete vermelho. E vocês, o que acharam do figurino? E da ideia de “dar um up” em roupas antigas e fazer um modelito verde?

Um comentário:

Nicole disse...

Adorei a idéia! Até porque eu já fiz isso várias vezes!