13 de março de 2011

Lá vem a noiva: desabafo de uma noiva frustrada

"Imaginem esse cenário:

Você conhece um restaurante que gosta muito. Você já foi lá e foi muito bem atendido várias vezes. Comendo bem e bebendo, nunca gastou mais de 70 reais por pessoa pra comer lá!!

Um dia você liga para o gerente e diz:

- Escuta, amigo, vou levar umas 150 pessoas para almoçar aí, mas quero um desconto, ok?

É muito provavel que o amigo conceda sim esse desconto, ou ofereça alguma gentileza como uma sobremesa ou drink por conta da casa. É o mais lógico.

Agora imagine o seguinte. Você liga para o mesmo gerente e fala:

-Olha amigo. Queria muito fazer meu casamento aí com vocês. Mas escute, nós também estamos pagando fotógrafo, cinegrafista, DJ, meu vestido, o traje do meu noivo, os convites, docinhos.... ahH e estamos comprando um apartamento! Meu coração está nas suas mãos, os meus sonhos de criança, e eu escolhi O SEU ESTABELECIMENTO para receber o dia mais importante da minha vida. E aí, qual seria o valor por convidado?

-85 reais por pessoa.... E 2500 reais por ocupar nosso espaço, mais 2500 pra alugar uma tenda, caso você não queira molhar seus convidados se chover. Mais 1800 pra gente disponibilizar copos, pratos, enfim... e 840 pra você ter garçons servindo seus convidados. E cadeiras... bem, só temos 120. Mas fazemos a gentileza de indicar um fornecedor da nossa confiança para que você alugue as mesmas. Ahhh, isso é sem bebida.... sem sobremesa....

-Sem chance!

Por que é tão normal explorar as expectativas de uma noiva? Cade a decência e o bom senso? Tantas noivas assim antes de mim acharam normal essa exploração pra ter deixado o mercado chegar onde chegou?

Alguém conhece a solução?

Desabafo de uma noiva que hoje vai dormir arrasada..."

A Manu Klippel é uma amiga da época do colégio e há um tempo ela e mais duas amigas (também ex-coleguinhas de sala da blogueira aqui) têm um blog fofo, inteligente e bem-humorado, o Top Três. Entre feminices, receitinhas e dicas de viagem, a Manu, que também está noiva, criou a categoria Lá vem a Noiva e divide um pouquinho das suas buscas por um casamento elegante, bonito e barato. Eu pedi autorização pra Manu para transcrever aqui um texto dela, e ela super concordou! Fofa!!! Obrigada, Manu!!! E te espero na páscoa para nosso encontrinho de assuntos casamentícios!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom...vamos a realidade? do ponto de vista do fornecedor???
vamos as contas para vcs entenderem como é:

um restaurante vive de rotatividade de clientes, nisso, saem alguns e entram outros...a partir do momento que vc fecha o local para alguns só convidados FIXOS, ele perde esse lucro da rotatividade...por isso o normal de gasto no local é 70,00 ( gasto médio de 01 cliente) vai para 85,00 e assim suprir um pouco essa rotatividade que eles não terão fechando o local.

2.500,00 pelo fechamento do local- msm explicação anterior, ele tem q ter um lucro devido a deixar de ter neste dia a rotatividade de mais clientes girando no restaurante, nisso em vez de subir muito o valor do jantar, com certeza eles subdividiram p parecer mais suave, uma parte deste valor p a refeição (85,00) e essa outra parte pelo fechamento do espaço, afinal fechando o restaurante vc está pedindo exclusividade, de graça e sair só pelo valor da refeição normal de 70,00 tb seria injusto com o fornecedor ( repetindo, devido ao giro de clientes q ele perde fechando só p vc)

2.500,00 cobertura - se ele possui 120 cadeiras esse é o que ele possui, aumentando para 150 pessoas, deduzo que eles terão que usar essa área externa sem cobertura, com as chuvas temos que prever cobertura...novamente, dar um cobertura de graça p cliente eles tb nao dão, afinal terão que pagar p fazer isso, e esse valor está dentro p uma área de 30 pessoas sentadas.

840,00 de garços - msm coisa, eles possuem 120 lugares, logo, possuem garçons contratados para atender esse nº...se aumentam para 150 pessoas, eles terão q contratar mais garçons sobressalentes (frelancer) só p este dia, e diária de serviço sempre é mais caro que por mês...um garçon no minimo ganhar no dia 150,00 cada um...

portanto mediante contas feitas, a única coisa que achei errado eles cobrarem, foi o valor de 1.800,00 pelos copos e pratos.

Na hora o cliente não pensa nessas coisas, como é casamento, pensam muito com emoção, sem analisar friamente e comercialmente o lado do fornecedor e se sentem "frustrados" nos seus sonhos...é natural...mas temos que ser sinceros e esclarecer isso na hora de repassar o orçamento e explicar os porques, porque não é todo cliente que analisa isso de forma óbvia.

Espero ter ajudado a entenderem as contas.

bjus

Janete

Fernanda Farias disse...

Descordo de vc...pois o fato do fornecedor alugar o ambiente e perder essa "rotatividade" que vc fala é um risco do mercado. Quem disse que o restaurante iria ter 50 pessoas jantando naquele dia? e quem duvida quem teriam 200 pessoas? Esse é o risco do mercado!Fechando o ambiente ele já garante que terão 150 pessoas naquele dia, que provavelmente consumirão mta bebida!Aumentando o valor da comida, cobrando aluguel do espaço e até mesmo R$850 a mais de garçom (absurdo!), dá de perceber que o que ele quer é faturar mto e mais mais!!Não sou a noiva e nem o dono do restaurante, mas qualquer um vê que é exploração os valores apresentados!

Gabi Soares disse...

Isso já aconteceu com uma amiga da minha cidade... eles cobravam 1.200,00 reais à mais só pra usar o freezer deles. Acredita nisso??
Mas se não quiser usar, eles também não tiram os deles do lugar.

http://gabisoaress.blogspot.com

Manu Klippel disse...

Quem garante que o restaurante teria 150 pessoas comendo naquele dia? Quem garante que cada um consumiria todos os 70 reais que eu falei (isso no dia a dia significa entrada, prato principal e sobremesa, com bebida, serviço, copos, pratos, cadeiras...) O que foi cobrado no caso de casamento é 85 só pela comida, a "conta" final de cada convidado custaria pra lá de 150 reais....

E já que é pra analisar friamente, pq não pensar na "propaganda" que o restaurante está fazendo para 150novos clientes em potencial?

Entendo em partes o lado dos restaurantes, mas acho que dizer que não há exploração dos fornecedores no caso de noivas é hipocrisia da grande....

Vamos falar de penteado e maquiagem para as noivas?? Que triplicam ou quadruplicam de preço?? A discussão pode durar dois dias...

Continuação do desabafo de uma noiva que hoje está mais calma, pois recebeu mais duas propostas mais razoáveis!!

Anônimo disse...

Eu só quis ajudar esclarecendo a conta que eles devem ter feito, sou decoradora de SP, não conheço o tal restaurante...mas AQUI em SP com certeza eles perderiam a tal "rotatividade" com certeza. Por isso mesmo aqui pouquíssimos restaurantes fecham p casamentos...

Bom tentei ajudar, mas não para jogarem pedras à mim né? pelo amore...