10 de janeiro de 2011

Dieta da Noiva - Segunda Semana


A Dieta de South Beach

A Dieta de South Beach é divida em 3 fases. A Fase 1 dura duas semanas e neste período você pode emagrecer de 3 a 5 quilos. A Fase 2 vai até você emagrecer o que deseja e a perda de peso depende só de você (depois eu explico). A Fase 3 é um tipo de manutenção, para você testar os alimentos e descobrir como manter o peso desejado.

FASE 1 - AS DUAS PRIMEIRAS SEMANAS

Você vai cortar carboidratos e também vai cortar aquilo que os médicos chamam de Gordura Ruim . Em compensação aos alimentos que você corta, quase tudo que é permitido pode comer à vontade.

Seguir à risca as regras da primeira fase é MUITO importante, porque esta fase acarreta uma mudança química no organismo que ajuda você a perder peso e a sentir menos fome. Como é isto?

Respeitando a lista de alimentos que a dieta manda, seu corpo começa a produzir insulina de uma forma diferente. Ao invés de dar descargas altas e repentinas (como acontece quando você come pão de padaria, arroz branco ou doces), seu corpo vai soltar a insulina aos poucos. O que acontece? Isto diminui a fome e a vontade de comer porcarias, o que ajuda você seguir com a dieta sem vacilar.

Alimentos Permitidos na Fase 1:

AVES SEM PELE (QUANTO QUISER) - Qualquer ave. Mas tem que ser o peito. Não pode coxinha de frango nem asinha.

CARNES VERMELHAS (QUANTO QUISER) - Cortes magros como: lombo, filé, alcatra, vitela, fraldinha, picanha. Tire sempre a gordura das carnes para comer ou cozinhar. E evite comer carne moída fora de casa, porque nos restaurantes eles não mandam limpar a carne antes de moer. Ou seja: é uma carne gordurosa. Quibes, almôndegas e bolos de carne também não podem ser consumidos, porque geralmente as pessoas usam farinha para dar a liga.

FRIOS FATIADOS (QUANTO QUISER) - Qualquer um que seja light. Mortadela Light, Presunto Light, Peito de Peru Light, Peito de Chester, Salame Light. Aqueles lombinhos fatiados também podem.

PEIXES E FRUTOS DO MAR (QUANTO QUISER) - Todos liberados, inclusive o atum em lata (em água). Só não pode peixe empanado nem frito no óleo comum, claro. Se você comer fora de casa, pergunte se passaram o peixe na farinha.

GORDURA (QUANTO QUISER) - Azeite e Óleo de Canola são permitidos. Use estas opções para cozinhar ou para temperar as saladas.

QUEIJOS (QUANTO QUISER) - Todos os queijos com pouca gordura. Muzzarela light, Queijo Prato light, Requeijão light, Polenguinho light, Queijo Cottage, Ricota, Cream Cheese light, Feta (aquele queijo indiano feito com iogurte), Muzzarela de Búfala, queijo ralado light. Tofu semidesnatado ou light.

LATICÍNIOS (QUANTO QUISER) - Leite desnatado e iogurte desnatado sem açúcar e sem sabor (não aquele batido. Nas duas primeiras semanas só pode aquele de pote). Leite se soja semidesnatado (olhe na embalagem. Deve ter no máximo 4% de gordura)

HORTALIÇAS E LEGUMINOSAS (QUANTO QUISER) - Alcachofra, aspargo, alho, cebola, vagem, brócolis, repolho, couve-flor, aipo, couve, pepino, berinjela, folhas (todas as folhas), cogumelos (todos os tipos), ervilha (bolinhas), espinafre, palmito, broto de alfafa, tomate, nabo, abobrinha, pimentão, pimentinha verde (chapeuzinho)

OVOS (QUANTO QUISER E PUDER) - Grandes ou de codorna, à vontade. Só tome cuidado para não exagerar ou você vai ficar enjoado. E se você tem algum problema de saúde e seu médico pediu para você evitar os ovos, coma só as claras.

TEMPEROS E CONDIMENTOS (QUANTO QUISER) - Todos os temperos que não têm açúcar. É só ler a embalagem antes de consumir. Por exemplo: Shoyo Light, mostarda, caldo de carne ou galinha e pimentas. Evite aqueles molhos de salada prontos, ok? Normalmente eles contém açúcar. Tempere a sua salada com azeite, sal e vinagre ou invente um molho diferente com os ingredientes permitidos na dieta.

NOZES (PORÇÕES LIMITADAS POR DIA) - Amêndoa (15 unidades), Castanha de Caju (15 unidades), Macadâmia (8 unidades), Amendoim (20 unidades), Pistache (30 unidades)

DOCES SEM AÇÚCAR (LIMITE DE 73 CALORIAS POR DIA) - Balas, gelatina, goma de mascar

BEBIDAS - Café, chá, refrigerante light ou diet, H2O, sucos de saquinho sem açúcar (Clight por exemplo)


Como vocês sabem, comecei a fazer a Dieta de South Beach, que é uma versão mais saudável da dieta da proteína. Mais saudável porque aqui o coração é mais respeitado, e o cardápio mais variado. Muitas verduras são permitidas, cortadas apenas cenoura, beterrada, milho, ervilha e todos os outros tipos de carboidrato. Na internet são inúmeros os blogs falando sobre a dieta. Na dúvida, eu fui à livraria e adquiri o livro. Passo para vocês o resumo deste blog que encontrei, pois é o mais fiel ao que o livro diz.

Confesso que não foi fácil, mas senti diferença na cintura já no segundo dia e isso fez com que eu mantivesse a dietinha. Eu gosto muito de comer carne, jamais seria vegetariana, e adoro peixe, especialmente sashimi. Isso tornou a semana muito tranquila, não passei fome e quando batia a vontade de mastigar comia um rolinho de peito de peru. O pior pra mim foi ficar sem comer frutas e senti o café da manhã bem incompleto. Pra mim é muito estranho acordar e comer salsicha ou apenas frios, ou ainda ovos cozidos. De manhã o ritual incluía banana, iogurte e granola, todo dia, e eu adorava. Mas esse menu ficará para a próxima fase da dieta.

Além disso, fazer dieta aqui em casa é bastante difícil. Meu pai não tem o menor objetivo de emagrecer, ainda que precise um pouquinho, e a namorada dele é super magra, daquelas que come de tudo e não engorda, logo, os cardápios aqui em casa não colaboram muito pra dieta, mas eu me mantive fiel ao Dr. Agatston. Toda vez que sentia vontade de um doce, eu corria pro livro, lia uns depoimentos, lia novamente os benefícios da dieta e como a fase 1 era essencial para a mudança do metabolismo e do estilo de vida.

Meu noivo merece um agradecimento especial. Ele também entrou na dieta (não a de South Beach), e a dois o negócio realmente funciona. Caminhamos três vezes na semana passada e só não fomos mais porque o tempo não colaborou. Final de semana conseguimos dizer não às guloseimas, à cervejinha e à pipoca doce do cinema - minha maior prova de fogo. No domingo tivemos encontro de família e o prato foi composto apenas por carne e salada. Nada de linguicinha na farofa ou maionese. Refrigerante só light. Dizer não à sobremesa foi cruel, mas me senti vitoriosa. Minha irmã disse que eu estava bem mais magra, as pernas e o rosto bem mais finos e isso me ajudou a não me passar. Enquanto todos estavam comendo doce, eu e o Diogo nos matamos na coca-zero.

Resultado: 3 quilos a menos. Começo a segunda semana mais ativa, agora colocando a caminhada pela manhã. O noivo também está na vibe corpo gato, e se matriculou na natação. Meu objetivo é acordar mais cedo (hoje fui caminhar às 8h45 e estava um calor infernal), caminhar esta semana toda e preparar o corpo para encarar a corrida na próxima segunda, quando a fase 2 começa e alguns carboidratos entram no menu, o que vai exigir que eu queime mais calorias. Outro objetivo é dar uma de dona de casa e testar algumas receitinhas que o livro traz. Com a restrição alimentar da fase 1, o bom é variar bastante as comidinhas para não se entregar ao doce.

Outra coisa importante a dizer é que eu não sou nutricionista e minha formação passa bem longe da área da saúde. O objetivo aqui é compartilhar o que tenho feito, já que este blog passou a ser meu diário. Vou adorar incentivar quem quer emagrecer comigo, mas só posso incentivar! A orientação tem que ficar por conta do nutricionista, do médico e do profissional de educação física.

Com certeza o blog e o apoio de vocês me ajuda e me incentiva muito. É um compromisso que eu tenho comigo e agora, com vocês.

Corpo gato, tô chegando!


5 comentários:

Unknown disse...

Feee...to orgulhosa de ti!!!
Estou há pelo menos 5 meses tentando perder 4 kg e adivinha? NEM 1 GRAMA!!!
Essa tua dieta é poderosaaa!! hehe
Só que não sei se eu teria essa força de vontade que tens!!
PARABÉNSSS gataaa!!! Logo logo vais estar FINÍSSIMAAA!!
;)
Beijokasss e até a noite!!! (Na frente do sushi pq na frente de uma pizzaria seria covardia né? ehehe)

Ju Sizinando Rossi disse...

Ahahahahhahahaha! Adorei o comentário da Natália! Eu emagreci 11kg para o casamento, mas não consegui ser assim tão exemplar como tu, Fê!
Hoje a noite é só peixinho pra nós 3! Quero só ver...
Beijocas e parabéns!

Rosiane disse...

Força no buquê Fernanda!!!

bjss

Unknown disse...

feee! Como te falei, assim que chegar de viagem vou me espelhar nop teu esforco e fazer o mesmo. Beijao

Nicole disse...

Nossa, que empenho, amiga, boa sorte!!!
Beijos