5 de janeiro de 2011

Mais sobre o vestido de noiva de Kate Middleton


Todo mundo especula sobre o estilista que criará o vestido de Kate Middleton no seu casamento com William, Príncipe de Gales. Das listas de nomes que vêm sendo produzidas, algumas parecem levar em consideração os exigentes requisitos de um vestido de noiva formal para a cerimônia numa catedral. Quem conceber o vestido deverá ter aptidões técnicas especiais, conhecimento dos maravilhosos produtos têxteis da Grã-Bretanha (como a Nottingham lace e a Lullingstone silk ) e a visão de como criar um vestido que possa corresponder à pompa e circunstância da ocasião.

Como o vestido será fotografado e filmado de todos os ângulos imagináveis, não poderá amassar (Kate permanecerá sentada em carruagens e também durante a cerimônia); terá de ser recatado (escondendo qualquer vislumbre dos seios quando fotografados de cima); deverá ser vistoso e não poderá desaparecer em meio aos belos e suntuosos espaços da Abadia de Westminster .

Como futura embaixatriz da moda britânica, acredita-se que Kate vai querer criar seu próprio estilo. Apesar de alguns nomes de estilistas da London Fashion Week terem sido cogitados, ao longo dos últimos vinte anos as noivas da realeza britânica sempre escolheram vestidos seja de casas especializadas em noivas ou de experientes designers de alta-costura que entendam exatamente como cumprir essa missão extraordinária.

Muitos nomes de estilistas que vêm sendo citados como possíveis escolhas podem ser descartados imediatamente. É provável que a grife do estilista seja britânica, baseada na Grã-Bretanha ou Irlanda do Norte. Portanto, não será Chanel, Armani ou Vera Wang, tampouco John Galliano para a casa Christian Dior. Também é importante que o estilista não seja muito famoso ou controverso - afinal o vestido será a estrela e não seu criador.

Dez estilistas que poderiam fazer o vestido de casamento de Kate Middleton:

1) Jasper Conran
Se perguntarem aos editores de moda britânica quem deveria criar o vestido de Kate Middleton, boa parte responderá Jasper Conran. Ele já foi indicado como o Estilista Britânico do Ano no passado, e é um dos mais bem-sucedidos comercialmente, devido às suas criações para a loja de departamentos Debenhams. Jasper Conran exibe sua moda feminina contida e elegante na passarela da London Fashion Week, e vem fazendo lindos vestidos de noiva há quase trinta anos. Ele também tem experiência em casamento real: já fez o vestido elegante e sofisticado que a sobrinha da rainha, Lady Sarah Armstrong-Jones, usou em seu casamento com Daniel Chatto em 1994 na Igreja de St. Stephen, em Walbrook, na cidade de Londres.

2) Vivienne Westwood
Ela já foi a enfant terrible da indústria da moda britânica, mas agora a Dama Viv está mais discreta com a idade. Se no passado as suas modelos não usavam calcinhas sob microkilts e se equilibravam sobre plataformas de 20 centímetros na passarela, agora seus vestidos de festa e de casamento são passíveis de serem usados tanto por pilares da sociedade conservadora quanto por estrelas do rock ou artistas avant-garde.

3) Daniella Helayel, da Issa
Antes uma grife discreta, conhecida sobretudo por seus vestidos provocantes e de bom caimento de jérsei de seda, a Issa, com sede em Londres, de repente se tornou uma das grifes mais faladas do mundo, graças ao vestido exclusivo de seda azul escolhido para o anúncio de noivado de Kate Middleton. A estilista brasileira Daniella Helayel, da Issa, está sendo cogitada como a favorita para o vestido do casamento, depois de ter feito trajes de noiva sob encomenda para clientes especiais, mas nos perguntamos se seu estilo relaxado, solto e sensual é formal o suficiente para o casamento da década, ou até do século.

4) Bruce Oldfield
Queridinho dos setores da moda, Oldfield vem desenhando para sua própria grife desde 1975. Ele foi criado em uma instituição para crianças da Dr. Barnado's, porém superou sua infância difícil e se tornou um dos estilistas prediletos da Princesa de Gales, Diana. Foi responsável por alguns de seus trajes mais emblemáticos. Oldfield trabalha principalmente com alta-costura em seus salões em Beauchamp Place, em Londres, fazendo vestidos para todas: de Rihanna a Joan Collins, além de ser responsável pelos trajes de casamento de Jemima Khan e da esposa do Primeiro-Ministro, Samantha Cameron.

5) Elizabeth Emmanuel
Em 1981, o vestido que ela e seu então parceiro, David Emmanuel, criaram para Diane, Princesa de Gales, no seu casamento com o príncipe Charles, era romântico, chamativo e além das expectativas, com suas enormes mangas bufantes, a cauda de 7,5 metros e a saia em ondas de tafetá de seda, tecido nas indústrias de seda da empresa britânica Lullingstone. Desde então, Elizabeth foi responsável por projetar o emblemático uniforme escarlate da Virgin Atlantic, usado por muitas celebridades, de Drew Barrymore a Jerry Hall. Em 1990, os Emmanuel se separaram, e Elizabeth continuou seu trabalho, tanto com clientes particulares quanto com parceiros comerciais. Ela tem uma nova linha denominada Art of Being, lançada em setembro de 2010.

6) Erdem
A imprensa britânica da moda adoraria ver um estilista emergente que participa da London Fashion Week conseguir o serviço, e o extremamente talentoso Erdem Moralioglu se ajustaria perfeitamente. Suas confecções, muitas vezes românticas e florais, demonstram uma enorme habilidade, e sua obsessão com a história do traje e seus belos tecidos produziriam um vestido realmente deslumbrante. Ele vestiu algumas das mulheres mais importantes do mundo, de Michelle Obama e Anna Wintour nos Estados Unidos, a Sarah Brown e Samantha Cameron no Reino Unido, e é comercializado em lojas de moda de maior prestígio na Grã-Bretanha, inclusive a Harvey Nichols e a Matches.

7) Stella McCartney
Educada na escola de moda de Londres, a Central St. Martins College of Art & Design, Stella McCartney fez grande sucesso na grife parisiense Chloe antes de lançar sua própria marca em 2001, com o apoio do gigante da moda, o grupo Gucci. Ela é mais conhecida por fazer roupas desejadas por mulheres que realmente querem usá-las no dia a dia, porém tem um passado famoso em termos de vestido de casamento: foi a estilista do vestido de casamento de Madonna.

8) Amanda Wakeley
Outra estilista britânica que vestiu Diana, a Princesa de Gales, Amanda também criou roupas para a rainha Rania da Jordânia, além de Kate Winslet e Charlize Theron. Autodidata, ela exibe suas belas criações minimalistas e elegantes no programa oficial da London Fashion Week, mas é conhecida principalmente por seus trajes de noite, fora dos circuitos da moda. Uma coluna enviesada de cetim de seda é uma das silhuetas mais associadas às suas criações, e ela se tornou uma das mais destacadas estilistas de vestidos de noiva sofisticados.

9) Philippa Lepley
Se Kate optar por contratar uma costureira especializada em casamentos, então Philippa Lepley é considerada uma das prediletas para o trabalho, com várias casas de apostas colocando-a no topo, no momento. Juntamente com vários outros estilistas britânicos de vestidos de casamento como Caroline Castigliano e Suzanne Neville, ela tem aptidão e experiência para fazer um vestido adequado para um casamento desse nível. Ela abriu o salão com seu próprio nome, em Fulham Road, Londres, em 1990, que se especializa em vestidos elegantes e simples, usando tecidos incrivelmente luxuosos, muitas vezes com bordados e enfeites costurados à mão.

10) Roland Mouret
Mouret cria alguns dos vestidos mais cobiçados do mundo. Com uma compreensão instintiva de como realçar e ajustar seu modelo no corpo de uma mulher, ele torna sublimes todas as mulheres que usam seus vestidos. Sua lista de clientes é lendária e, embora ele apenas faça vestidos de noiva de alta-costura para poucos clientes especiais, eles são de tirar o fôlego. 2011 será o seu grande ano aconteça o que acontecer, pois ele abre o seu primeiro salão próprio, distribuído por seis andares inteiros de um prédio em Mayfair, Londres.

Fonte: Sasha Wilkins, do Blog Liberty London Girl e tradução de Liseane Crippa, do Tudo dá Moda

E mais! Há algumas semanas postei no blog uma matéria com os desenhos de grandes estilistas que arriscaram como seria o vestido da futura Princesa de Galles. Para conferir os sketches, clique aqui!

2 comentários:

Gabi Soares disse...

Uaaau, quantos requisitos.
Me achei muito simplesinha agora... hahahaha!

Beeeijo Fê!

http://gabisoaress.blogspot.com/

Kandis Design disse...

Gostei do blazer dela.