30 de janeiro de 2011

A tradição das alianças


"O costume de o noivo presentear a noiva com um anel de diamante teve início no século XV. Na época, os diamantes também eram chamados de pedras de Vênus, a deusa do amor. O primeiro anel de noivado com diamante de que se tem registro foi oferecido em 1477 por Maximiliano da Áustria a Maria de Borgonha." (Casar, Vera Simão)

Em alguns países, a tradição manda que o noivo presenteie a noiva com um anel de noivado, e não há troca de alianças. Isso acontece por aqui também, às vezes quando o noivo não quer usar aliança ou quando faz o pedido de casamento, antes da troca oficial das alianças. O anel de noivado pode ser usado tanto na mão direita como na mão esquerda, neste caso ele passa para a mão direita no dia do casamento.

Quando a noiva ganha o anel de noivado e também a aliança, é comum que o anel fique na mão esquerda e a aliança na mão direita, sendo que os dois trocam de lugar no dia do casamento.

Quando fui pedida em casamento, recebi um anel de noivado e achei a coisa mais emocionante do mundo. Achei romântico, achei chique, achei tradicional e achei um gesto muito respeitoso. Eu fiquei imensamente boba, e não parava de olhar para a minha mão. Nosso noivado oficial aconteceu em família, uma semana depois, quando trocamos as alianças que levam nossos nomes gravados.

Eu gosto de usar meu anel de diamantes e minha aliança juntinhos (para ver como eles ficam clica aqui!). O anel funciona como aparador, e eu acho que a combinação, além de linda, fica romântica e me lembra todo dia de que sou amada e muito especial. Ainda que as tradições existam e eu as ache super bonitas, penso que o mais importante é que a noiva siga seu coração, faça as coisas do seu jeito e faça aquilo que vai deixá-la mais feliz. Quando se trata de amor, é o que vale a pena, certo?

Nenhum comentário: